MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 30 nov. 2024
ENSINO

Socialização de boas práticas do Alfabetiza Juntos é promovido pela Secretaria da Educação

Seminário aconteceu em 22 de novembro e envolveu 120 profissionais da pasta.
por Marília Notícia
Evento foi realizado na Unimar (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal da Educação promoveu em 22 de novembro o seminário de práticas exitosas de alfabetização ‘Socialização de Práticas: Evidências de Saberes Locais Alinhados ao Programa Alfabetiza Juntos SP’. A atividade reuniu educadores de todas as Emefs que integram a rede local.
 
Realizado nas dependências da Universidade de Marília (Unimar), o encontro envolveu 120 profissionais da Educação, entre professores alfabetizadores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de direção, diretores de escola municipal e equipe pedagógica.
 
A socialização de práticas foi um espaço de partilha dos resultados da formação do Programa Alfabetiza Juntos SP, uma das ações concretas do compromisso nacional Criança Alfabetizada destacando projetos significativos e iniciativas transformadoras desenvolvidas pelos professores alfabetizadores ao longo deste ano letivo junto aos alunos que ainda não haviam completado o processo de alfabetização.

Encontro envolveu 120 profissionais da Educação (Foto: Divulgação)

O evento contou com a presença das articuladoras regional e municipal do Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do compromisso nacional Criança Alfabetizada, Daniela Rigoldi e Rita Borguetti, ambas supervisoras escolares da Educação Básica do Município, além do assessor especial do gabinete do secretário municipal da Educação, Joaquim Bento Feijão.
 
As práticas pedagógicas socializadas visam atingir os objetivos principais do Alfabetiza Juntos, oportunizando aos participantes uma formação continuada focada na educação integral dos alunos, considerando a apropriação da leitura e da escrita alfabética articulada ao desenvolvimento de habilidades de leitura e em práticas diversificadas de letramentos. Para tanto, intervenções docentes intencionais devem ser mobilizadas a fim de atender a realidade heterogênea da sala de aula a partir de indicadores de resultado de aprendizagem.
 
Conforme as informações de Daniela Rigoldi, articuladora regional do Renalfa, trata-se de um momento precioso para os educadores, haja vista que o Programa Alfabetiza Juntos SP tem garantido um espaço privilegiado para que os professores se atualizem, troquem ideias e busquem novas estratégias para fortalecimento da alfabetização no município. “O seminário consistiu na prova do compromisso de todos com a qualidade da educação”, concluiu.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher luta pela vida após parto em Marília; caso é investigado
  • 2
    Polícia prende dois por tráfico no mesmo endereço em menos de três horas
  • 3
    Projeto de avenida de R$ 55 milhões avança com novo decreto em Marília
  • 4
    Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília

Escolhas do editor

CIDADE
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em MaríliaEmdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
SÍNDROME RESPIRATÓRIA
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em MaríliaCasos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
LEGISLAÇÃO
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúdeMarília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
FUTEBOL
Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026
Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026

Últimas notícias

Danilo destaca impacto da nova Policlínica para a saúde de Marília
Obras de revitalização alteram tráfego na SP-294 a partir de segunda-feira em Marília
Prefeitura adia Arraiá na Praça para 21 de junho devido à previsão de chuva
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie