MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
dom. 14 jun. 2026
CIDADE

Emdurb vai ampliar monitoramento no trânsito em Marília

Objetivo é expandir fiscalização por uso de celular, avanço de sinal e estacionamento proibido; multas por velocidade seguem suspensas.
por Rodrigo Viudes
Videomonitoramento do trânsito será ampliado na cidade pela Emdurb (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)

A Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília (Emdurb) prepara uma nova licitação para ampliar o sistema de videomonitoramento do trânsito na cidade. A medida prevê a expansão da cobertura das câmeras utilizadas na fiscalização de infrações e no acompanhamento do fluxo viário, além de reforçar o apoio às forças de segurança pública.

Segundo o presidente da empresa, Paulo Alves, o termo de referência está em fase final de elaboração, e o edital deve ser publicado até o início do próximo mês. Atualmente, o serviço é terceirizado e conta com 10 câmeras ativas instaladas em pontos estratégicos da cidade, como a avenida Tiradentes e o cruzamento da rua Paraná com a avenida Pedro de Toledo.

“Nós já temos câmeras de monitoramento. Vamos ampliar essa cobertura junto com uma central de monitoramento ampla”, afirmou Alves. Ele não informou, porém, quantos equipamentos serão acrescentados por meio da licitação.

Não é radar

A ampliação ocorre em um contexto de mudanças na política de fiscalização adotada pela administração municipal. No início do atual governo, uma das primeiras ações públicas do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) foi determinar o encerramento da fiscalização eletrônica voltada ao excesso de velocidade.

Em ato simbólico realizado na avenida Tiradentes, Vinicius interrompeu o sistema que permitia a aplicação de multas por essa infração. Apesar disso, outras irregularidades de trânsito continuaram sendo registradas por videomonitoramento. Agora, a mesma tecnologia deverá ganhar maior alcance para ampliar o número de pontos monitorados e a capacidade de fiscalização.

Alves descartou, entretanto, qualquer possibilidade de retorno das autuações por excesso de velocidade nas vias urbanas. Segundo ele, a fiscalização desse tipo de infração depende de equipamentos específicos. “Essa não fazemos. Temos a portaria 03/2025 que retirou radares do nosso município. O radar é restrito para velocidade”, explicou.

Vinicius fez ato simbólico de interrupção da autuação por velocidade em radares da cidade no início de seu governo (Foto: Arquivo/MN)

Infrações frequentes

De acordo com o presidente da Emdurb, as infrações mais recorrentes registradas pelo sistema envolvem o uso de telefone celular ao volante, conversões proibidas, estacionamento irregular, fila dupla e avanço de sinal semafórico.

“Temos muitos abusos no trânsito da cidade. Várias adegas espalhadas e abusos de motoristas e motociclistas que afrontam autoridades e trazem transtornos para a vizinhança e munícipes como um todo”, justificou.

Além da função relacionada ao trânsito, as câmeras atualmente em operação também são utilizadas como ferramenta de apoio à segurança pública. O acesso às imagens é compartilhado com a Polícia Militar. “Essas câmeras também têm auxiliado a Polícia Militar em segurança para nosso município. O acesso é compartilhado”, justifica.

Agentes de trânsito

A aposta da administração municipal na ampliação tecnológica também está relacionada às limitações operacionais do quadro de fiscalização. Segundo o presidente da Emdurb, não há previsão de contratação de novos agentes de trânsito.

Atualmente, a autarquia conta com 28 servidores na função, distribuídos em escalas e sujeitos a afastamentos e férias.

“Temos a atividade delegada com a PM, que já nos presta bom suporte, e avançaremos com a tecnologia que nos auxiliará 24 horas por dia”, afirmou.

“São seis horas de trabalho, 14 por período. Porém, temos ainda o revezamento para férias. É impossível cobrir toda a cidade”, concluiu.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem perde acesso à conta do banco ao tentar se cadastrar para vaga de trabalho
  • 2
    Mulher é presa por maus-tratos após cachorro ser encontrado ferido e debilitado em Garça
  • 3
    Mulher é ameaçada com faca e tem celular roubado em passarela da zona oeste
  • 4
    Jovem de Júlio Mesquita perde mais de R$ 4 mil no golpe do falso anúncio de carro

Escolhas do editor

DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026
Marília tem média de 1,16 novo caso de sífilis por dia em 2026
VIABILIDADE
Marília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto públicoMarília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto público
Marília avalia instalação de usina solar para reduzir gasto público
FUTEBOL
MN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogosMN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogos
MN TV: Com campo interditado, MAC ainda não sabe onde vai mandar jogos
JUDICIÁRIO
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de MaríliaTribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília

Últimas notícias

Polícia Civil cumpre mandados em operação por crimes contra a administração pública
Roberto Baggio é o novo reforço do MAC para disputa da Copa Paulista
Agência Nacional determina apreensão de lote falsificado de Mounjaro
Arrecadação federal cresce 7,7% em junho e soma R$ 264,4 bilhões

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie