

11 anos. Mais de 97 mil artigos.
A cidade de Marília foi convocada para representar o Estado de São Paulo na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, marcada para agosto de 2025, em Brasília. A escolha ocorreu ao término da 5ª Conferência Estadual, realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho, no Hotel Nacional Inn Campinas Trevo, em Campinas.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o evento reuniu delegações de todo o Estado para debater e propor diretrizes para fortalecer as políticas de saúde do trabalhador, com ênfase na participação popular, no controle social e na garantia do direito à saúde no ambiente de trabalho.
A delegação de Marília, pertencente ao Departamento Regional de Saúde (DRS-IX), teve participação ativa nos debates e nas reuniões com autoridades, entre elas Roque Manoel Veigas, do Ministério da Saúde; Fernanda Lou Sans Magano, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); e Belfari Garcia Guiral, secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde.
Durante o encontro, os representantes de Marília destacaram os avanços da saúde local sob a gestão do prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e da secretária municipal de Saúde, Paloma Aparecida Libânio Nunes. Também foram apresentados projetos voltados à saúde mental e ações de prevenção ao suicídio.
A conferência também abordou os desafios da luta antimanicomial e a importância de garantir políticas de cuidado em liberdade. A apresentação das ações de Marília chamou a atenção de participantes de outras cidades e da comissão organizadora, especialmente pela organização e uniformização da delegação, a única do evento com essa característica.