MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 01 nov. 2024
DIÁLOGO

I Simpósio D’Arte da Unimar mostra a força da relação entre Direito e Arte

Evento é dedicado à exploração das conexões entre o campo jurídico e as diversas expressões artísticas.
por Marília Notícia
Evento é dedicado à exploração das conexões entre o campo jurídico e as diversas expressões artísticas (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar) recebeu acadêmicos, docentes e profissionais do direito para o primeiro ‘Simpósio sobre Direito e Arte (D’Arte)’, evento dedicado à exploração das conexões entre o campo jurídico e as diversas expressões artísticas. Em um ambiente enriquecedor e multidisciplinar, a oportunidade trouxe reflexões inovadoras e instigou os participantes a repensarem o papel da arte na formação e prática do Direito.

Com o objetivo de mostrar como a arte pode oferecer perspectivas mais humanizadas e profundas para a interpretação e aplicação do Direito, o D’Arte abriu espaço para o diálogo entre profissionais renomados e acadêmicos da graduação e pós-graduação, destacando o poder das expressões artísticas em enriquecer a compreensão de conceitos jurídicos.

O professor Renato Bernardi, organizador do Simpósio, ressaltou a importância do encontro para a formação acadêmica dos futuros juristas. “A interpretação de obras artísticas ajuda nossos estudantes a desenvolverem uma visão mais crítica e analítica sobre a prática jurídica. A interdisciplinaridade com a arte é transformadora e enriquece a maneira como nossos alunos vão interagir com o Direito”, destaca.

Programação incluiu palestras e apresentação de painéis e artigos (Foto: Divulgação)

A programação incluiu palestras e apresentação de painéis e artigos sobre temas como “Constitucionalismo de Ficções” e “O Direito como Música”, ministrados por nomes reconhecidos, como pelo professor André Karam Trindade, professora Monica Sette Lopes e o professor Galdino Luis Ramos Júnior que inspiraram os participantes a enxergar o Direito sob um novo prisma.

Para o professor André Karam Trindade, palestrante de abertura, “a literatura e a arte oferecem às normas jurídicas uma dimensão interpretativa que vai além do texto escrito, tornando-as vivas e, de certo modo, sensíveis ao contexto social.”

INCENTIVO À PESQUISA CIENTÍFICA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL

Outro ponto alto foi o incentivo direto à pesquisa acadêmica, com diversas apresentações de trabalhos de estudantes da graduação e da pós-graduação, as quais exploraram temas como direitos humanos, bioética e o impacto cultural de legislações.

Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, o evento foi uma oportunidade de motivar a iniciação científica na graduação. “É gratificante ver nossos alunos dos primeiros anos do curso de Direito tão engajados e envolvidos com a pesquisa científica, um aspecto essencial para a formação de um profissional completo e preparado para os desafios sociais e jurídicos do país. A Unimar valoriza e incentiva cada passo de seus estudantes rumo ao desenvolvimento de uma visão mais ampla e crítica,” enfatiza.

Entre os trabalhos apresentados, destacam-se temas como a representação da pessoa trans no cinema brasileiro, as memórias esquecidas do Hospital Colônia de Barbacena e a influência da música na resistência cultural. “Cada um desses estudos foi um exemplo da capacidade dos alunos em relação ao Direito com questões sociais e culturais”, comemora o professor Renato Bernardi.

O D’ARTE COMO ESPAÇO PARA O FUTURO DO DIREITO

Bernardi reforçou que o D’Arte plantou a semente para uma visão de Direito mais acessível e próxima das realidades sociais e culturais brasileiras. “A arte nos ensina sobre empatia, análise crítica e nos dá uma nova lente para enxergar as normas jurídicas. Nosso objetivo é que seja o primeiro de muitos eventos que inspiram nossos alunos a expandir seus horizontes, integrando o Direito com outras disciplinas e criando uma prática jurídica mais humana e inclusiva”.

O D’Arte foi um exemplo de como a arte pode ajudar a construir uma formação jurídica mais sensível às complexidades do mundo moderno, oferecendo uma experiência enriquecedora para todos os participantes e demonstrando o compromisso da Unimar em promover um ensino jurídico inovador e inspirador.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher luta pela vida após parto em Marília; caso é investigado
  • 2
    Polícia prende dois por tráfico no mesmo endereço em menos de três horas
  • 3
    Projeto de avenida de R$ 55 milhões avança com novo decreto em Marília
  • 4
    Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília

Escolhas do editor

CIDADE
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em MaríliaEmdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
SÍNDROME RESPIRATÓRIA
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em MaríliaCasos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
LEGISLAÇÃO
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúdeMarília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
FUTEBOL
Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026
Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026

Últimas notícias

Danilo destaca impacto da nova Policlínica para a saúde de Marília
Obras de revitalização alteram tráfego na SP-294 a partir de segunda-feira em Marília
Prefeitura adia Arraiá na Praça para 21 de junho devido à previsão de chuva
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie