MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
seg. 31 jan. 2022

Visita íntima a menores

por Décio Mazeto

Todos sabemos que a evolução dos costumes implica em novidades que para alguns é fonte de regozijo e para outros é motivo de críticas.

É certo que tais novidades, de cunho social, trazem, eventualmente, orientações chocantes, insólitas e, quando derrubam velhos conceitos morais, escandalizam a sociedade. E com a legislação pátria, que disciplina e estabelece regras de conduta para todos, não é diferente.

É o que ocorre com a edição, já um tanto antiga, da Lei 12.594 de janeiro de 2.012, que criou o Sinase – Instituto Nacional de Atendimento Socioeducativo, que regulamenta a execução das medidas destinadas a adolescentes que pratiquem ato infracional. Essa norma legal estabelece todas as medidas atinentes ao cumprimento das penas impostas a menores infratores e a forma de recuperação de suas condutas criminosas para a sociedade.

É evidentemente, medida bastante louvável porque impõe critérios objetivos para a punição de menores infratores, sua vida em confinamento e ou semiliberdade, bem assim seus direitos constitucionais, observadas as características da menoridade e as peculiaridades da conduta que os levaram à punição.

Entretanto, uma novidade dessa norma desde a sua edição, causou severa repulsa por parte de alguns segmentos da sociedade, em particular de entidades religiosas e organizações civis conservadoras. É que o artigo 68 estabelece a possibilidade da chamada visita íntima, ou seja, do menor ou da menor, receber parceiro ou parceira para contato sexual.

É verdade que o indicado comando estabelece que para o (a) adolescente fazer jus a este benefício, deve ser casado (a) com a parceira (o) ou que viva em união estável. Contudo, sabe-se que a criança passa a ser adolescente a partir dos doze anos e seria uma autêntica aberração permitir o contato íntimo dessas crianças, sob o beneplácito do Estado.

Não se pode negar, também, que tais medidas serão sempre autorizadas pelo juiz da execução da pena, o que, em princípio permite uma avaliação mais segura das condições pessoais dos interessados. Mas de outro lado, é inegável que o indeferimento das relações íntimas pleiteadas por menores em cumprimento de pena, será fonte inesgotável de rebeliões, motins e atitudes revoltosas que a nada conduzem e servirá apenas como combustível para o recrudescimento da escalada de infrações penais que atualmente envolvem adolescentes.

Seja como for, essa é mais uma novidade (não tão nova) da legislação nacional que provoca polêmica na nossa sociedade, com revolta de uns e aplauso de outros.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Imagens mostram briga em escola de Marília; polícia e Samu acionados
  • 2
    Dor extrema e longa espera marcam drama de aposentada
  • 3
    Irmãos são presos após resgate de pitbull tomado por carrapatos pelo SIG
  • 4
    Roubo violento à residência, com agressão a idosos, é investigado pela polícia

Escolhas do editor

INSTÂNCIA SUPERIOR
TRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em MaríliaTRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em Marília
TRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em Marília
RODOVIAS
Trecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em MaríliaTrecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em Marília
Trecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em Marília
PUBLIEDITORIAL
Marília avança na causa animal com a inauguração da primeira UBS Veterinária da cidadeMarília avança na causa animal com a inauguração da primeira UBS Veterinária da cidade
Marília avança na causa animal com a inauguração da primeira UBS Veterinária da cidade
CUSTEIO INDUSTRIAL
Prefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custosPrefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custos
Prefeitura propõe acelerar obras de distrito e repassar custos

Últimas notícias

MN TV: Copeiro transforma chá e gesto de amor e cuidado aos pacientes
TRF suspende perícia na BR-153 e questiona foro de ação em Marília
Trecho recém-reformado da BR-153 tem nova intervenção em Marília
Roubo violento à residência, com agressão a idosos, é investigado pela polícia

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie