Financiamento de veículos cresce 2% e soma 7,3 milhões de unidades em 2025

O financiamento de veículos no Brasil encerrou 2025 com 7,3 milhões de unidades, alta de 2% em relação ao ano anterior, segundo levantamento do Sistema Nacional de Gravames (SNG), operado pela B3. O resultado representa o melhor desempenho do setor em 14 anos e o maior volume de financiamentos desde 2011.
De acordo com a B3, este foi o terceiro ano consecutivo de crescimento no número de financiamentos, o que indica uma tendência de alta consolidada no mercado automotivo. O desempenho positivo foi impulsionado principalmente pelas regiões nordeste e norte, que registraram aumentos de 12,3% e 9,8%, respectivamente.
Entre os veículos financiados em 2025, 2,6 milhões foram novos, número que corresponde a mais de 50% do total de vendas de automóveis no país. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), até novembro, as vendas de veículos novos somaram 4,6 milhões de unidades.
Os veículos usados responderam por 4,6 milhões de financiamentos no ano. No entanto, conforme a B3, não há um dado público consolidado sobre o total de vendas de veículos usados no país em 2025, o que impede a comparação direta entre financiamentos e volume total comercializado nesse segmento.
O levantamento aponta ainda que a região sudeste concentrou 41,9% dos financiamentos realizados no ano, considerando veículos novos e usados. Em seguida aparecem as regiões sul, com 20,2%, nordeste, com 19,5%, centro-oeste, com 10,6%, e norte, com 7,9% do total de operações registradas no SNG.