Desde 2014, mais de 41000 artigos.
,/2019

Unimar realiza VII Seminário de Apicultores e Meliponicultores

Cidade
14 de maio de 2019

VII Seminário de Apicultores e Meliponicultores da Região de Marília será realizado na Unimar. (Foto: Divulgação)

Acontece nesta quinta-feira na Universidade de Marília (Unimar) o VII Seminário de Apicultores e Meliponicultura da Região (SEMIAPIS). O encontro tem o objetivo de debater o uso inadequado dos agrotóxicos, que podem matar as abelhas, e as inspeções nos apiários para aprimorar a qualidade do mel.

Realizado pela Associação de Apicultores de Marília (AMAR) em parceria com a Unimar e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através do escritório de desenvolvimento rural, o SEMIAPIS é de suma importância para o desenvolvimento da cadeia produtiva da área.

De acordo com o coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Unimar, o docente Fábio Manhoso, é essencial essa discussão sobre a criação de abelhas e consequentemente a produção do mel. “A região de Marília é um expoente importante na questão da apicultura. Recentemente a AMAR conquistou um feito importante, o serviço de inspeção federal para a produção desse mel. A participação do médico veterinário nestes cuidados é essencial, uma vez que o mel é um produto de origem animal”, explica o coordenador.

Serão realizadas três palestras e ao final um debate as dúvidas dos participantes. A primeira palestra será do Médico Veterinário da Coordenadoria da Defesa Agropecuária, Ricardo Scioli Dal Coletto, que abrirá o seminário com a palestra sobre a “Atuação da Defesa Agropecuária na inspeção de apiários e a responsabilidade técnica do médico veterinário”.

O segundo tema será “Meliponicultura: Conhecendo as abelhas nativas e buscando opções para integrar a produção, a renda e a conservação ambiental”, apresentado pelo engenheiro agrônomo da coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Osmar Mosca. E para encerrar a noite, o também agrônomo da coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável, Fábio Enrique Piovezan irá falar sobre as “Boas práticas no uso de defensivos agrícolas e sua importância na preservação dos agentes polinizadores”.

Ainda segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária, o evento irá preparar, ainda mais, nossos profissionais e produtores. “Será uma ampla discussão que aborda temas que compõem os cuidados do campo à mesa do consumidor”, relata Fábio Manhoso.

A SEMIAPIS será realizada a partir das 19h00, no anfiteatro do bloco 8 e é aberta ao público, sem a necessidade de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 14 3433-2744 ou edr.marilia@cati.sp.gov.br.