

11 anos. Mais de 97 mil artigos.
A Prefeitura de Pompeia realizou a destinação de 9,2 toneladas de pneus inservíveis por meio de uma ação da Secretaria Municipal da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. Os materiais foram coletados em borracharias, bicicletarias e durante o trabalho de triagem da limpeza urbana e, em seguida, encaminhados a uma empresa especializada, com base no sistema de logística reversa.
Segundo a administração municipal, os pneus passaram por um processo chamado pirólise, que permite a separação de componentes como aço e óleo combustível, reaproveitados posteriormente por outras indústrias.
Além da destinação adequada dos resíduos, a ação tem impacto no controle de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Essa destinação correta evita o acúmulo de pneus em locais inadequados, que poderiam se tornar criadouros do mosquito da dengue”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fernando Boschi Martins.
A Prefeitura também informou que a intermediação do poder público permite que empresas de pequeno porte realizem o descarte de pneus sem custos adicionais. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas à gestão ambiental e urbana do município.