Marília marca presença em formação nacional para melhorar alfabetização

A Rede Municipal de Educação de Marília teve participação no curso de formação do programa Alfabetiza Juntos, realizado nos dias 3 e 4 de junho, no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo. O evento integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Governo Federal em parceria com estados e municípios.
A cidade foi representada pela supervisora de Educação Básica, Flávia Simone Rodolfo da Silveira, enviada pela Secretaria Municipal da Educação. A formação foi promovida pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP).
Destinado a gestores e educadores, o curso abordou estratégias pedagógicas voltadas à alfabetização nos anos iniciais, com foco em Língua Portuguesa e Matemática — áreas avaliadas em exames estaduais e federais no 5º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com a supervisora Flávia Silveira, o objetivo da formação foi capacitar os profissionais para ações mais eficazes no processo de alfabetização, levando em conta as diferentes realidades das salas de aula.
O CNCA estabelece como meta garantir a alfabetização de todas as crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, além de recuperar defasagens causadas pela pandemia.