Justiça Eleitoral suspende recontagem de votos para a Câmara

A Justiça de Eleitoral de Marília suspendeu na manhã desta sexta-feira (16) a recontagem da votação das eleições municipais de 2024 para a Câmara Municipal, agendada para a próxima segunda-feira (16).
No despacho, o juiz da 70ª Vara Eleitoral de Marília, José Antonio Bernardo, justifica o cumprimento a decisão de ação de tutela cautelar antecedente – ou seja, que preserva direito antes do julgamento do processo.
O magistrado havia mantido a recontagem dos votos, com redefinição do quociente partidário e eleitoral, nesta quinta-feira (12), após o recebimento de recursos apresentados por candidatos e o Ministério Público Eleitoral (MPE).
A recontagem dos votos foi determinada em sentença publicada no início do mês pela Justiça Eleitoral de Marília em Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), movida pelo ex-vereador e primeiro suplente do Podemos, José Carlos Albuquerque, contra o Mobiliza.
O presidente da executiva municipal do partido, Sandro Espadoto, foi punido com inelegibilidade por oito anos. Três candidatas tiveram votos anulados em decorrência de suposta fraude em cota de gênero. A decisão cabe recurso.