MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
dom. 11 jan. 2026
AGRONEGÓCIO

Dani Alonso e Capitão Augusto obtêm redução de ICMS para derivados da mandioca

Alteração no ICMS implica redução na carga tributária de 18% para 3,5% sobre alguns derivados da mandioca.
por Ramon Barbosa Franco
Medida atende a pedido dos produtores, que buscam mais produtividade diante das alíquotas praticadas em outros Estados (Foto: Mauro Abreu)

A deputada estadual Dani Alonso e o deputado federal Capitão Augusto (ambos do PL) conseguiram junto ao Governo do Estado de São Paulo a redução da carga tributária sobre alguns derivados da mandioca para 3,5% nos casos de vendas interestaduais.

Foram contemplados os produtos: amido de mandioca; amido modificado e dextrina de mandioca; e fécula de mandioca. A medida atende a pedido dos produtores, que buscam mais produtividade diante das alíquotas praticadas em outros Estados. Os deputados foram procurados por representantes da Apimesp (Associação dos Produtores e Industriais de Mandioca) após a retirada de benefícios fiscais que tornaram a produção praticamente inviável do ponto de vista financeiro.

Sem a medida, o ICMS cobrado pelos produtos varia entre 12% e 18%, dependendo da destinação – para o mercado paulista ou para venda a outros estados. Segundo os produtores locais, algumas unidades da federação praticam impostos muito mais baixos. ICMS é a sigla do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Trata-se da principal fonte de arrecadação estadual.

“A defesa do agronegócio brasileiro, setor que carrega a economia brasileira nas costas, é uma de nossas principais bandeiras”, afirmam Dani Alonso e Capitão Augusto. “Assim que fomos procurados pelos produtores de mandioca, passamos a trabalhar junto ao Governo Tarcísio de Freitas para atendê-los e os resultados estão chegando.”

O presidente da Apimesp, José Reynaldo Bastos da Silva, agradeceu aos deputados pelo trabalho em nome dos associados. “Essa redução da carga tributária, que passa a valer em janeiro de 2026, até o final do ano, é um alívio para os produtores, pois devolve a competitividade para a categoria. Muito obrigado Dani Alonso e Capitão Augusto.”

José Reynaldo explicou que os produtos contemplados pela medida já podem ser considerados uma grande conquista, mas ainda segue em negociação o avanço do benefício para outros derivados da mandioca, como farinha, farofa, polvilho e cola de fécula. “Estamos muito otimistas com o apoio dos deputados nessas frentes também.”

João Orlandi Fadel, presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Mandioca, também demonstrou a gratidão do setor aos deputados. “O setor vinha sofrendo um aumento de imposto, com indústrias migrando para outros estados. Graças à deputada Dani Alonso e ao deputado Capitão Augusto, conseguimos conversar com o governo estadual para voltar aos 3,5%, o que vai nos permitir voltar ao mercado nacional”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Menino de sete anos é encontrado morto em residência da zona norte
  • 2
    Inscrições para 336 moradias do Minha Casa, Minha Vida terminam dia 3
  • 3
    Sem baliza obrigatória, aprovação dispara nos exames de direção em Marília
  • 4
    Estelionatário é condenado em Marília por fazer ‘triangulação’ na venda de picape

Escolhas do editor

CNH
Sem baliza obrigatória, aprovação dispara nos exames de direção em MaríliaSem baliza obrigatória, aprovação dispara nos exames de direção em Marília
Sem baliza obrigatória, aprovação dispara nos exames de direção em Marília
Acinco celebra nova fase do Jardim Maria Izabel com a entrega do BioAcinco celebra nova fase do Jardim Maria Izabel com a entrega do Bio
Acinco celebra nova fase do Jardim Maria Izabel com a entrega do Bio
JÚRI
Justiça define nova data para júri de ex-PM acusado de matar jovem em rodeioJustiça define nova data para júri de ex-PM acusado de matar jovem em rodeio
Justiça define nova data para júri de ex-PM acusado de matar jovem em rodeio
MORTE SUSPEITA
Menino de sete anos é encontrado morto em residência da zona norteMenino de sete anos é encontrado morto em residência da zona norte
Menino de sete anos é encontrado morto em residência da zona norte

Últimas notícias

Condenado a 14 anos por estupro de vulnerável é preso pela Força Tática em Garça
PRF apreende 415 iPhones escondidos em carga de pneus na região
Operação Impacto intercepta quase 600 kg de drogas e prende três na SP-270
Operação tapa-buracos avança em bairros das zonas norte e sul de Marília

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie