MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
dom. 26 jul. 2026
RIC AMBIENTAL
JULIO F. NEVES

A velocidade responde à urgência. O planejamento constrói o futuro

Uma resposta rápida pode trazer alívio, mas é o diagnóstico correto que aumenta as chances de identificar a causa e tratá-la.
por Julio Neves
Muitas das ocorrências que chegam ao conhecimento da população são apenas a parte visível (Foto: Divulgação)

Existe um comportamento que todos nós compartilhamos: tendemos a acreditar que a melhor solução é sempre a mais rápida. Talvez porque tenhamos aprendido a associar rapidez à eficiência. Mas existem situações em que agir depressa não significa, necessariamente, agir bem.

Quando procuramos um médico, por exemplo, dificilmente esperamos que ele faça um diagnóstico antes da avaliação e solicitação de exames. Se oferecesse uma solução sem compreender a origem do sintoma, provavelmente desconfiaríamos de sua conduta. Uma resposta rápida pode trazer alívio. Mas é o diagnóstico correto que aumenta as chances de identificar a causa e tratá-la corretamente.

No saneamento, acontece algo semelhante. Muitas das ocorrências que chegam ao conhecimento da população são apenas a parte visível de uma realidade muito mais complexa. Um vazamento pode ser consequência do desgaste de uma tubulação instalada há décadas. Uma baixa pressão pode estar relacionada a um vazamento oculto ou ao crescimento desordenado de uma região inteira. Uma interrupção no abastecimento pode exigir uma investigação que vai muito além do ponto onde seus efeitos se tornaram perceptíveis.

Vazamento pode ser consequência do desgaste de uma tubulação instalada há décadas (Foto: Divulgação)

Por isso, nem sempre a primeira equipe que chega ao local executa imediatamente o serviço. Em diversas situações, sua missão é compreender o que realmente está acontecendo, avaliando o cenário, realizando testes, identificando a causa e definindo a melhor solução técnica. Só então a intervenção mais adequada pode ser executada.

À primeira vista, esse processo pode parecer demorado. Mas há uma diferença importante entre oferecer uma resposta rápida e construir uma solução consistente. Essa diferença fica ainda mais evidente quando falamos de obras estruturantes.

Perfurar um novo poço profundo, modernizar sistemas, implantar adutoras ou substituir quilômetros de redes não são decisões tomadas para atender às demandas imediatas. São intervenções planejadas para acompanhar o crescimento da cidade, aumentar a segurança operacional e preparar o sistema para desafios que ainda nem chegaram.

Intervenções são planejadas para acompanhar o crescimento da cidade (Foto: Divulgação)

Talvez esteja aí uma das maiores dificuldades de quem trabalha com infraestrutura: administrar duas expectativas que são igualmente legítimas, mas nem sempre caminham no mesmo ritmo. De um lado, está o cidadão que precisa de uma resposta para algo que afeta sua rotina. Do outro, está a responsabilidade de tomar decisões capazes de beneficiar milhares de pessoas durante anos. Ignorar qualquer uma dessas necessidades seria um erro.

O desafio não é escolher entre o presente e o futuro. É encontrar o equilíbrio entre ambos. Isso exige planejamento, investimento e também a compreensão de que algumas das obras mais importantes são justamente aquelas que passam boa parte do tempo longe dos olhos da população: integradas à infraestrutura da cidade, em redes de distribuição, reservatórios e estações de tratamento que operam silenciosamente todos os dias.

Diante de situações complexas, talvez a pergunta mais importante não seja quanto tempo uma solução levará para aparecer, mas por quanto tempo ela continuará funcionando depois de pronta.

Algumas respostas realmente podem ser rápidas. As soluções que transformam uma cidade, porém, quase sempre começam com um bom diagnóstico. Levam mais tempo para se concretizar, mas continuam produzindo resultados muito depois que a obra termina. É justamente essa permanência que faz toda a diferença.

Juntos por Marília e para Marília.

***

Eng° Julio F. Neves
Superintendente Comercial e de Comunicação
RIC Ambiental – Água e Esgoto de Marília S.A.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
  • 2
    Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
  • 3
    Mulher fica ferida após ataque de pitbull que escapou de residência em Marília
  • 4
    Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços

Escolhas do editor

ESPANCAMENTO
IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morteIML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
IML aponta homicídio e muda rumo de apuração sobre morte
SAÚDE
Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviçosFamar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços
Famar abre processo seletivo no HCFamema em meio à retomada de serviços
SUPERMERCADOS
Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova lojaBig Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
Big Mart confirma volta a Marília com abertura de vagas para nova loja
FUTEBOL
MAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra BandeiranteMAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra Bandeirante
MAC abre semana decisiva no Abreuzão pela Copa Paulista contra Bandeirante

Últimas notícias

MN TV: Marília sofre novo ‘rebaixamento’ e passa a ter voo de teco-teco em aeroporto precário
Rogerinho destaca articulação de R$ 30 milhões em recursos para Marília e região
Mulher fica ferida após ataque de pitbull que escapou de residência em Marília
Operação da PF de Marília mira grupo suspeito de adulterar e revender veículos furtados

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie