Morre o autor Manoel Carlos, de sucessos como ‘Laços de Família’ e ‘Páginas da Vida’

O Brasil se despediu neste sábado (10) do autor Manoel Carlos, o Maneco, em consequência da Doença de Parkinson. Afastado da televisão desde 2014, quando a rede Globo exibiu sua última novela, ‘Em Família’, Maneco, que era nascido em 1933, tinha 92 anos de idade. Deixou duas filhas, a atriz Júlia Almeida e a roteirista Maria Carolina.
Suas novelas eram ambientadas em bairros nobres do Rio de Janeiro e na classe média carioca, sempre trazendo como protagonistas mulheres chamadas Helenas. A primeira Helena concebida por Manoel Carlos e levada ao ar numa novela da Globo ocorreu em ‘Baila Comigo’, em 1981, seguidas por várias até sua última obra na emissora, ‘Em Família’, de 2014.
Desde 2014, o autor vivia recluso no Rio de Janeiro, onde acontecerá seu velório – restrito às famílias – e sepultamento. ‘Laços de Família’, História de Amor’, ‘Páginas da Vida’, ‘Baila Comigo’, ‘Mulheres Apaixonadas’, entre outras, foram alguns sucessos da teledramaturgia brasileira assinados por Maneco. Ele estava na Globo desde 1972, quando assumiu a direção-geral do jornalístico Fantástico.