MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 09 dez. 2025
ADMINISTRAÇÃO

Marília tem novas normas para concessão de alvarás de eventos e shows

Decreto exige documentação mais rígida e prevê ambulatório para público acima de quatro mil.
por Rodrigo Viudes

A Prefeitura de Marília passou a adotar novas regras para a concessão de alvarás de funcionamento de estabelecimentos, shows e eventos após a publicação de decreto sancionado pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) e publicado no Diário Oficial do Município no último sábado (6).

O texto regulamenta os procedimentos referentes à documentação exigida pela Diretoria de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Públicos, além de revogar a norma anterior, de 2018.

O decreto estabelece prazos e critérios diferenciados conforme o tipo de atividade e o nível de risco das edificações. Para estabelecimentos de baixo risco com área igual ou superior a 100 m², o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) ou o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) deve ser apresentado em até 60 dias após a notificação, prazo que pode ser prorrogado por igual período.

Entidades civis e assistenciais sem fins lucrativos poderão solicitar prorrogação estendida, com prazo inicial de seis meses e possibilidade de renovação única pelo mesmo período.

Já os estabelecimentos classificados como de alto risco — incluindo atividades com produtos químicos, fogos de artifício e líquidos inflamáveis — deverão apresentar o AVCB até o último dia útil anterior ao início do funcionamento, sob pena de interdição, conforme legislação municipal.

Para shows, eventos provisórios e reuniões de público de alto risco, o documento deve ser entregue antes da data de realização, sendo permitida a apresentação de AVCB provisório acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) relativa a estruturas como palcos.

O decreto também incorpora a classificação estadual de risco conforme a carga de incêndio: baixo (até 300 MJ/m²- megajoule por metro quadrado), médio (entre 300 e 1.200 MJ/m²) e alto (acima de 1.200 MJ/m²). O texto reforça ainda que o AVCB e o CLCB são os únicos documentos válidos emitidos pelo Corpo de Bombeiros para atestar condições de segurança contra incêndio.

Para eventos com público estimado acima de quatro mil pessoas, passa a ser obrigatória a observância da Lei nº 5.839/2004, que determina a instalação de ambulatório médico móvel. As novas regras entraram em vigor na data da publicação do decreto.

Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Pai atacado por filho de 15 anos não resiste e morre na UTI da Santa Casa
  • 2
    SUV derruba muro de condomínio de luxo na zona leste de Marília
  • 3
    Empresária relata golpe de R$ 7 mil após levar carro para trocar pneus
  • 4
    Justiça suspende reintegração de área ocupada por moradores em Padre Nóbrega

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de MaríliaTribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
FUTEBOL
Vinicius diz que busca parcerias para liberar gramado e manter MAC no AbreuzãoVinicius diz que busca parcerias para liberar gramado e manter MAC no Abreuzão
Vinicius diz que busca parcerias para liberar gramado e manter MAC no Abreuzão
FERROVIA
Justiça marca audiência entre a Rumo e moradores de Vera CruzJustiça marca audiência entre a Rumo e moradores de Vera Cruz
Justiça marca audiência entre a Rumo e moradores de Vera Cruz
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Pai atacado por filho de 15 anos não resiste e morre na UTI da Santa CasaPai atacado por filho de 15 anos não resiste e morre na UTI da Santa Casa
Pai atacado por filho de 15 anos não resiste e morre na UTI da Santa Casa

Últimas notícias

Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
Idoso de 89 anos é rendido e tem carteira roubada na porta de casa em Marília
Golpista se passa por advogado e aposentado perde mais de R$ 9 mil em Marília
Vinicius diz que busca parcerias para liberar gramado e manter MAC no Abreuzão

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie