Programa Melhor Horário soma quase 10 mil atendimentos em 2025
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Marília já realizou 9.820 atendimentos em 2025 por meio do Programa Melhor Horário, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (21) pela Secretaria Municipal da Saúde de Marília.
O programa funciona de segunda a sexta-feira, das 17h às 22h, com foco em ampliar o acesso à Atenção Primária à Saúde para usuários que não conseguem comparecer às unidades no período diurno, especialmente trabalhadores. O acolhimento e a triagem têm início às 17h, com vagas limitadas para clínica médica, pediatria e odontologia.
Do total de atendimentos, foram contabilizados 3.600 procedimentos de enfermagem, incluindo acolhimento, curativos e coleta de papanicolau; 2.868 consultas médicas; 3.269 ações realizadas por técnicos de enfermagem, como aferição de sinais vitais e entrega de insumos; e 83 atendimentos odontológicos, iniciados em 27 de maio.
Os serviços prestados seguem os mesmos protocolos da Atenção Primária durante o dia, com atendimentos agendados e demanda espontânea, incluindo vacinação, pré-natal, cuidados com doenças crônicas e consultas pediátricas e ginecológicas.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, ressaltou que o programa não substitui serviços de urgência. “É uma unidade de atenção primária com horário estendido. Os casos de urgência e emergência devem ser encaminhados à UPA sul ou UPA norte, que funcionam 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados”, explicou.
Desde o fim de maio, a UBS Nova Marília também conta com o Programa Melhor Horário Odontológico, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, priorizando moradores da zona Sul.