MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sex. 27 jun. 2025
SAÚDE DA MULHER

Capacitação em saúde reprodutiva busca zerar fila para inserção de DIU em Marília

Procedimento será ofertado de forma regular nas unidades de saúde.
por Marília Notícia
Objetivo de qualificar profissionais da rede municipal e reduzir a fila de espera pelo procedimento (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), promove nesta semana a Capacitação em Saúde Sexual e Reprodutiva e Inserção de Dispositivo Intrauterino (DIU), com o objetivo de qualificar profissionais da rede municipal e reduzir a fila de espera pelo procedimento, que já ultrapassa 300 mulheres no município.

A capacitação ocorre na UBS Nova Marília, localizada na avenida Mem de Sá, zona sul da cidade, e é dividida em dois módulos. O primeiro, de caráter teórico e com simulações em bonecos, foi realizado de segunda (23) a quarta-feira (25) e contou com 23 enfermeiros de Marília, Vera Cruz e Paraguaçu Paulista. O segundo módulo, prático, começou nesta quinta-feira (26) e segue até esta sexta (27), com participação de quatro enfermeiras da rede municipal.

As aulas são ministradas por instrutoras do Coren-SP das cidades de Lins e Barra Bonita. O curso tem apoio das secretarias de saúde dos municípios parceiros.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, a qualificação permitirá que o procedimento seja incorporado à rotina das unidades. “Temos uma demanda reprimida no município de mais de 300 mulheres aguardando pela inserção do DIU. Esse treinamento vai permitir que, em pouco tempo, consigamos zerar essa fila, atendendo determinação do prefeito Vinicius Camarinha.”

As mulheres interessadas devem procurar a unidade de saúde de referência para uma primeira consulta. De acordo com a enfermeira Carolina Guizardi Polido, da Saúde da Mulher da APS, a avaliação inicial é necessária para verificar se o método é indicado. “As únicas contraindicações são para mulheres que ainda não tiveram relação sexual ou que tenham alguma alteração uterina diagnosticada”, explicou.

Mulheres interessadas devem procurar a unidade de saúde de referência para uma primeira consulta (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 3
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 4
    Pintor é preso após a descoberta de oito pés de maconha em quintal na zona oeste

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie