Audiência pública amplia o debate sobre uso da cannabis medicinal em Marília

A Câmara Municipal de Marília realiza nesta quinta-feira (26), às 19h, audiência pública para discutir o uso terapêutico da cannabis no município. A iniciativa é do presidente da Casa, vereador Danilo da Saúde (PSDB), autor do requerimento 205/2025, aprovado por unanimidade na 6ª sessão ordinária deste ano.
Segundo o parlamentar, o objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre o tema e apresentar experiências locais. Estão convidados para o debate vereadores, profissionais da saúde, do direito, pacientes, familiares e demais interessados.
“O debate público busca trazer informações e dados atualizados sobre o uso da cannabis medicinal em tratamentos e apresentar os trabalhos desenvolvidos no município, já que Marília é pioneira neste tema por meio do importante trabalho realizado pelas associações e entidades formadas por mães de crianças especiais”, destacou Danilo no requerimento.

Ainda de acordo com o vereador, a terapia à base de cannabis tem eficácia comprovada no tratamento de enfermidades como câncer, epilepsia, Alzheimer, Parkinson, paralisia cerebral e esclerose múltipla. No entanto, o acesso ao tratamento segue limitado, principalmente por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Participam da audiência representantes das associações Cannabica Maria Flor, Associação Brasileira de Cannabis Medicinal (Abracamed), Canábica Emanacan e Terapêutica Cura da Mata. Entre os nomes confirmados estão Cláudia Marin, Juliana Zayede e Jonathan Bonato, da Associação Maria Flor; Amanda Afonso, colaboradora em ações com crianças; Milene Saraiva e Cristiane Rita da Silva, mães de pacientes da equoterapia; Amanda Barros de Silveira, paciente; e o delegado aposentado Flávio Rino, diretor jurídico da Abracamed.
A audiência pública terá duração máxima de duas horas e será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal digital 31.2, TV a cabo no canal 21, além das redes sociais oficiais da Casa. A população pode participar com perguntas presenciais ou pelo e-mail [email protected], enviadas até o início da sessão.