Marília recebe projeto Cidadania Itinerante com serviços gratuitos nos dias 24 e 25 de junho
Moradores de Marília poderão acessar diversos serviços públicos gratuitos nos dias 24 e 25 de junho, em frente ao Ganha Tempo, na região central da cidade. A iniciativa faz parte do projeto Cidadania Itinerante, promovido pela Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura. A ação estava inicialmente agendada para os dias 13 e 14, mas teve a data alterada pelo governo estadual.
A estrutura será montada na Avenida das Indústrias. No dia 24 (terça-feira), o atendimento será realizado das 13h às 18h; no dia 25 (quarta-feira), das 9h às 15h. Serão distribuídas 100 senhas por dia.
A unidade móvel do projeto oferece uma série de serviços, como emissão de segunda via de documentos (RG, CPF, título de eleitor, certidões de nascimento, casamento e óbito), agendamentos para CNH e Receita Federal, cadastro em programas sociais, emissão de carteira de trabalho digital, entrada no seguro-desemprego, elaboração de currículo, orientação sobre o Procon, e serviços ligados à Defensoria Pública.
Também estarão disponíveis atendimentos relacionados a direitos humanos, como acolhimento de denúncias de violência doméstica, discriminação racial e de gênero, além de apoio a vítimas e proteção a crianças ameaçadas de morte.
Para ser atendido, é necessário apresentar o número do CPF. Alguns serviços exigem comprovação de baixa renda, como a gratuidade nas segundas vias de certidões, mediante inscrição no Cadastro Único.
Segundo o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), a realização do projeto na cidade reflete a recuperação da credibilidade de Marília junto ao Estado.