Santa Casa lança captação de recursos para ampliar pediatria

A Santa Casa de Marília deu início a uma ampla campanha de arrecadação de recursos para a reforma e ampliação do seu bloco pediátrico, com investimento estimado em R$ 4 milhões. O projeto visa transformar a unidade em um ambiente mais moderno, acolhedor e inclusivo, com estrutura adequada para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Atualmente, o hospital conta com 12 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI pediátrica. Com a reforma, esse número passará para 18 leitos de enfermaria, mantendo os 10 da UTI, mas com melhorias significativas, com novos quartos com possibilidade de isolamento, brinquedoteca ampliada, sala de ordenha, espaço de acolhimento para mães, sala de aula hospitalar e adequações específicas para pacientes com TEA. Os ambientes terão cores neutras, iluminação quente e sinalização visual adaptada.
Referência regional em diversas especialidades pediátricas, a Santa Casa atende casos de neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia, oncohematologia e cardiologia. O novo bloco pediátrico será alinhado ao programa Hospital Amigo da Criança e Adolescente com TEA, com práticas assistenciais diferenciadas como admissão prioritária, ambientes preparados para reduzir estímulos sensoriais e capacitação das equipes para um atendimento empático e personalizado.
Segundo a direção do hospital, o projeto inclui renovação total da infraestrutura física e equipamentos, como a troca de pisos, revestimentos, redes elétrica e hidráulica, instalação de ar-condicionado, camas elétricas, sistema de gases medicinais e mobiliário novo. A planilha orçamentária detalha que, por unidade de apartamento, o custo estimado é de cerca de R$ 50 mil.
Além das doações que podem ser feitas para a campanha, uma série de eventos vão ser realizados nos próximos meses para captar recursos para a reforma e ampliação da Pediatria da Santa Casa de Marília. No próximo dia 16 de maio (sexta-feira), no “Espaço T”, será realizado show com o cantor e compositor Renato Teixeira. E no dia 24 de maio (sábado), às 10h, acontece o 2º Leilão de Gado Beneficente da Santa Casa de Marília, no recinto da Examar.
Para viabilizar o projeto, doações diretas podem ser feitas via Pix (14997621442). A campanha também inclui iniciativas como “Adote um quarto da pediatria” e “Adote um quarto da UTI pediátrica”.
A população pode acompanhar o andamento da campanha e saber como contribuir pelo site oficial da instituição e pelas redes sociais @santacasademarilia.