Campanha sobre altas temperaturas em frente ao Bom Prato de Marília é considerada sucesso
Com o registro da 9ª onda de calor no país que vem atingindo a região de Marília, a Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social mobilizaram a Defesa Civil, Secretaria da Saúde, da Administração, Fundo Social de Solidariedade de Marília e diversos apoiadores como, Coca-Cola (Femsa), Droga Raia, Drogalar, Renata Tieme Cosméticos e Acessórios, Sense Cosméticos e Taroco Hortifrúti. A campanha de enfrentamento das altas temperaturas começou terça-feira (19).
A ação preventiva aconteceu em frente ao restaurante Bom Prato de Marília, na avenida Brasil, 306, tendo em vista que o local tem grande fluxo de pessoas. Conforme a organização, mais de 500 pessoas passaram pela tenda instalada em frente ao Bom Prato, sendo que mais de 100 passaram por atendimento oferecido pelos profissionais da Droga Raia, onde puderam aferir a pressão e fazer teste de dextro (glicemia).
A campanha contou com a colaboração da Saúde, através da Divisão de Zoonoses e os agentes de endemia, Secretaria Municipal dA Administração, Defesa Civil, Fundo Municipal de Solidariedade, equipe de Abordagem Social, que distribuíram garrafas de água gelada e panfletos orientando sobre os cuidados a serem tomados com relação às altas temperaturas, prevenção ao câncer de pele e para evitar a proliferação do mosquito da dengue.
A Abordagem Social já tem feito distribuição de garrafas de água para a população em situação de rua e catadores de reciclagem. Todavia, objetivando atingir maior número de pessoas, principalmente a população de risco (idosos e crianças) e àqueles que não têm condições de comprar (ou carregar sua própria garrafa de água), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social montou tenda para ofertar não somente água, mas também informação e orientação.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wilson Damasceno, reiterou que o Brasil está passando pela 9ª onda de calor de 2023. “Nesse período, todos precisam cuidar da saúde, mas a atenção com idosos, crianças, recicladores e pessoas em situação de rua deve ser redobrada, pois eles fazem parte de grupos mais vulneráveis às altas temperaturas. A operação foi criada pela administração municipal para proteger as pessoas mais suscetíveis aos efeitos das variações climáticas, do calor extremo para oferecer orientações adequadas”, comentou.
“Quero transmitir os meus agradecimentos a todos os servidores e secretários envolvidos na campanha de enfrentamento às altas temperaturas e destacar que a Prefeitura de Marília trabalha pelo bem de toda a população, intervindo sempre quando as condições climáticas se alteram drasticamente. Reagimos na época do frio, com baixas temperaturas, e atuamos agora, com a chegada do forte calor”, explicou o prefeito de Marília, Daniel Alonso (sem partido).
SAIBA MAIS
O Ministério da Saúde alerta para os sinais de insolação, desidratação, queimaduras e exaustão térmica. É necessário procurar atendimento médico no caso do aparecimento de algum desses sintomas:
– Insolação: pulsação rápida e forte, náusea, câimbras, desmaio e erupção cutânea, e outros
– Desidratação: tontura ao se levantar, para se deitar ou sentar e alteração na coloração da urina
– Queimadura: pele vermelha, inchada ou dolorida
– Exaustão térmica: transpiração, náuseas, câimbras musculares e diarréia
CUIDADOS BÁSICOS
– Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h
– Beber água à vontade para evitar a desidratação
– Umidificar o ambiente
– Usar filtro solar, boné ou chapéu
– Manter-se protegido do sol