MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil e Mundo
qua. 10 fev. 2016

Quênia ameaça não ir aos Jogos do Rio devido ao zika

por Amanda Brandão

d9d939efcec0e789abbccf15434383f10b2192d7

O Comitê Olímpico do Quênia disse na terça-feira (09) que estuda não enviar atletas ao Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos devido ao atual surto do vírus zika no Brasil.

O Quênia possui alguns dos maiores corredores de média e longa distância do mundo. Nos Jogos de 2012, em Londres, o país conseguiu 11 medalhas, todas no atletismo. No Mundial da categoria no ano passado, os quenianos lideraram o quadro de medalhas.

“Obviamente, nós não vamos nos arriscar a levar quenianos [para o Brasil] caso o vírus zika atinja níveis epidêmicos”, disse o presidente do comitê, Kipchoge Keino, à agência de notícias Reuters. “Eles terão que nos garantir que o país é suficientemente seguro para receber atletas.”

Keino, que é ex-atleta e medalhista olímpico, afirmou que o Quênia está em contato com os organizadores dos Jogos e que já deixou claro a eles suas preocupações.

“Nós já deixamos claro que, se não limparem os locais desta doença potencialmente perigosa, nós não iremos para lá”, disse. “Mas se eles garantirem que as coisas estão em ordem e que não há risco para os participantes, nós iremos.”

Em entrevista coletiva, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que não acredita que a ocorrência do vírus possa comprometer os Jogos de 2016, que começam em agosto. Ele garantiu que medidas para conter o alastramento da doença estão sendo executadas pelo Poder Público, tanto em nível municipal quanto federal.

“Não acho que haverá impacto [nos Jogos Olímpicos], principalmente porque nesta época do ano [agosto] é a estação de seca, no inverno, e não temos histórico de ação do mosquito nesse período. A pior parte do ano é o verão, mas estamos tomando as devidas precauções”, disse Paes, em resposta à pergunta de uma jornalista estrangeira.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência sanitária mundial por causa do elevado número de casos de microcefalia e outras complicações neurológicas no Brasil, possivelmente relacionados ao vírus zika.

A OMS afirma que o vírus zika está se espalhando de forma “explosiva” e pode infectar até 4 milhões de pessoas em todo o continente americano.

Fonte: Terra   

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher luta pela vida após parto em Marília; caso é investigado
  • 2
    Polícia prende dois por tráfico no mesmo endereço em menos de três horas
  • 3
    Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
  • 4
    Projeto de avenida de R$ 55 milhões avança com novo decreto em Marília

Escolhas do editor

CIDADE
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em MaríliaEmdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
Emdurb vai ampliar videomonitoramento para fiscalizar trânsito em Marília
SÍNDROME RESPIRATÓRIA
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em MaríliaCasos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
Casos respiratórios disparam entre crianças e acendem alerta em Marília
LEGISLAÇÃO
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúdeMarília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
Marília institui diagnóstico precoce de autismo na rede de saúde
FUTEBOL
Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026
Brasil fica no empate com Marrocos na estreia do Mundial 2026

Últimas notícias

TOR apreende quase 149 quilos de maconha e prende dupla em Maracaí
Danilo destaca impacto da nova Policlínica para a saúde de Marília
Obras de revitalização alteram tráfego na SP-294 a partir de segunda-feira em Marília
Prefeitura adia Arraiá na Praça para 21 de junho devido à previsão de chuva

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie