Radares começam a funcionar com ação educativa em uma semana
Com o início de funcionamento dos radares em uma semana, a Empresa Municipal de Mobilidade Urbana (Emdurb) de Marília promove uma ação de notificação educativa para alertar motoristas da cidade.
Durante o período de 17 de abril a 5 de maio, aqueles que ultrapassarem os limites de velocidade determinados para cada um dos 22 aparelhos fixos instalados receberão uma notificação com o aviso da infração de trânsito.
“Caso o motorista distraidamente passe por um radar acima do limite, nós vamos encaminhar uma notificação, na qual ele será alertado sobre a passagem irregular naquele determinado lugar”, explica Valdeci Fogaça, presidente da Emdurb.
A aplicação das multas, portanto, começa efetivamente somente após o término da ação. O objetivo, ainda segundo Fogaça, é alertar e orientar sobre a presença e importância dos equipamentos nas vias.
“As pessoas sabem que os radares ainda não estão em funcionamento, então elas acabam acelerando mesmo nos pontos que possuem os aparelhos instalados”, diz Valdeci Fogaça. “O foco não é autuar e sim que a população se conscientize da sua responsabilização no trânsito”, completa.
SINAL VERMELHO
Além dos limites de velocidade, os radares do tipo “híbrido” vão identificar motoristas que avancem o sinal vermelho. A relevância desse tipo de aparelho, de acordo com o presidente da Emdurb, se dá pela desproporcional vulnerabilidade do pedestre em relação aos veículos.
“Em todas as cidades que foram implantados os equipamentos houve uma redução significativa no número de acidentes e mortes. O intuito é salvar vidas”, declara Valdeci.
Confira os pontos que terão aparelhos híbridos: