MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 03 fev. 2023

Marília registra um processo por assédio moral a cada três dias

por Samantha Ciuffa

Marília fechou 2022 com um total de 110 processos protocolados por assédio moral no ambiente de trabalho. O número equivale a praticamente uma queixa formal a cada três dias.

Levantamento solicitado pelo Marília Notícia junto à Justiça do Trabalho mostra que a quantidade de casos cresceu 11% desde 2020. No primeiro ano da pandemia, foram 99 episódios de assédio denunciados no município. Em 2021 – ano seguinte e de maior incidência – foram  114 registros. Os dados que se mantêm altos há três anos, porém, podem ainda não representar a realidade do trabalhador mariliense. 

A advogada trabalhista Jasmine Silva acredita que os números, na verdade, são maiores. A especialista atribui a suposta subnotificação às diversas dificuldades que o denunciante encontra pelo caminho.

“Às vezes a pessoa não tem instrução, ou seja, nem sabe que o que está passando e é considerado assédio moral. Em outros casos, ela não tem como provar e, em muitos deles, há o medo de manchar o nome no mercado de trabalho. Outro ponto que vale ressaltar é que, geralmente, as provas são testemunhais. É o colega de trabalho que vê essas situações de constrangimento sendo perpetuadas. O problema é que, na hora de testemunhar, essa pessoa que ainda é funcionária da empresa acaba desistindo de falar por medo de retaliação”, observa.

Outra advogada que foi vítima do crime, mas prefere não se identificar, é prova que trabalhadores de quaisquer áreas podem sofrer abusos em ambientes profissionais.

Ao Marília Notícia, a profissional conta que ocupou um cargo, de janeiro a dezembro de 2019, em um escritório de advocacia que contratava um grande número de recém-formados. Um dos chefes costumava fazer o que ele considerava “brincadeiras” com funcionárias mulheres. “Sempre em tom de piada, constrangendo duas vezes a pessoa, através de comentários ou olhares. A mesa dele ficava na passagem para o banheiro e já ouvi relatos de meninas que seguravam a vontade para não ter que passar por ele”, comenta.

Justamente pelo medo de manchar o nome no mercado de trabalho, essas profissionais recém-formadas não teriam denunciado os episódios.

COMBATE

O Ministério Público do Trabalho (MPT) mantém uma ferramenta on-line para denúncias contra situações de desrespeito aos direitos de valor social, dentro das relações de trabalho. Para protocolar uma queixa, que pode ser anônima, basta clicar aqui.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
  • 2
    Casal morre em colisão frontal na BR-153 em Marília
  • 3
    Vídeo mostra ação da PM em caso de importunação sexual em Marília
  • 4
    Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão

Escolhas do editor

ÓBITO
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressãoIdoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
Idoso morre em casa e caso passa a ser investigado após relato de agressão
ALFABETIZA JUNTOS SP
Marília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no SarespMarília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no Saresp
Marília conquista prêmio de excelência educacional por desempenho no Saresp
RECICLAGEM
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagemMarília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
Marília vira palco de debate sobre crise e futuro da reciclagem
MORTE NA RODOVIA
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadasVítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas
Vítimas de colisão fatal na BR-153 em Marília são identificadas

Últimas notícias

Gilmar anula quebra de sigilo que liga fundo a empresa de Dias Toffoli
Unicef alerta para prejuízos da falta de acesso à água nas escolas
De cada 10 serviços digitais, 8 não checam idade na criação de conta de usuários
Projeto de Marília é habilitado em programa estadual para difusão da cultura

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie