Marília tem aumento de 7,6% em farmácias e drogarias
O ano de 2023 começou com um aumento de 7,6% no número de farmácias e drogarias em Marília. Diferente de outros setores da economia, que ainda vêm se recuperando do cenário desafiador imposto pela pandemia da Covid-19, o mercado farmacêutico tem crescido de forma sistemática desde 2020.
Para quem percorre pelas ruas de Marília é visível o grande número de farmácias e drogarias existentes em todas as regiões da cidade. A percepção que houve aumento no setor não é por acaso.
Em 2022 eram 22 farmácias e 109 drogarias, totalizando 131 estabelecimentos voltados para a comercialização de medicamentos e outros produtos. Já no início de 2023, a cidade segue com 22 farmácias, mas saltou para 119 drogarias, somatória de 141 pontos de vendas de remédios em Marília.
Os dados foram obtidos pelo Marília Notícia junto ao Conselho Regional de Farmácia de São Paulo. Como a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indica que a cidade conta com 238.605 habitantes, Marília conta com uma farmácia para cada 1.692 pessoas.
Segundo dados da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), o varejo cresceu cerca de 10,8% no setor em 2021, superando os R$ 152 bilhões em faturamento.
A crise econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19 atingiu diversos setores, mas essa situação também impulsionou o crescimento dos serviços essenciais, incluindo o segmento que as farmácias fazem parte.