MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Variedades
sáb. 19 nov. 2022

‘Corre’ dos Racionais vira filme na Netflix

por Agência Estado

O documentário Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo, dirigido por Juliana Vicente, chega à Netflix mostrando a origem e a ascensão do grupo formado por Mano Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock.

Produzido pela Preta Portê, o filme traz cenas inéditas gravadas ao longo dos mais de 30 anos de carreira do grupo, além de entrevistas exclusivas, e reforça o impacto e o legado dos músicos, desde os primeiros shows nas ruas de São Paulo.

Em entrevista ao Estadão, a diretora explica que o projeto começou em 2015, com filmagens de entrevistas que, a princípio, seriam para um DVD sobre os 25 anos do grupo. Porém, desde 2012, Juliana já entendia a função que os Racionais exerciam socialmente, para além da música.

Naquele ano, ela gravou o clipe de Marighella, diretamente da ocupação de Mauá. “Para muita gente, Racionais é religião, é partido político e um pai para quem nunca teve, vai muito além da música”, explica.

Juliana afirma que, no processo de acompanhar os Racionais em shows, ouviu diversos fãs comentarem que o grupo salvou a vida deles. No documentário, um dos principais pontos explorados é a ligação do grupo com pessoas da periferia.

Desde sua criação, os rappers representam a voz dessa comunidade “Queria que os pretos me ouvissem, queria ir no coração deles”, anunciou Mano Brown em uma cena no início do documentário.

Esse desejo se realizou e essa ligação se deve ao fato de Brown, KL Jay, Ice Blue e Edi Rock estarem, até hoje, “no mesmo corre” que os fãs. “Eles estão lá dentro, né? Eles vivem ali, continuam circulando ali. A vida dos caras é a favela e eles falam o que ninguém quer falar”, diz Juliana.

PERSONAGEM

Racionais: Das Ruas de São Paulo pro Mundo mostra não só o impacto político e social do grupo, mas também a influência da capital paulista na vida dos artistas. Os marcos territoriais, os bairros de onde cada um vem e o deslocamento pela cidade ganham protagonismo no longa. São Paulo entra no documentário como um personagem, sendo o berço de influência para os músicos antes e durante a ascensão do grupo. “Nós não tínhamos nada, então íamos nos alimentar das luzes e vitrines do centro. Era na São Bento o centro do hip-hop dos anos 1980?”, explica Mano Brown no documentário.

“Ter conquistado a própria periferia é um grande marco. Esse deslocamento da periferia para o centro da cidade e tudo o que você pode ver a partir dali, é inevitável você não ser atravessado. Em São Paulo, Deus é uma nota de cem”, diz Juliana, citando a música Vida Loka, dos Racionais.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Morador de Marília morre afogado durante travessia de represa no Paraná
  • 2
    Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
  • 3
    Corpo de Bombeiros captura onça-parda em árvore de empresa em Marília
  • 4
    Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara

Escolhas do editor

TRISTEZA
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em UbirajaraCorpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
SAÚDE
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa CasaPaciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
Paciente de 22 anos recupera audição após cirurgia na Santa Casa
MÊS DA MULHER
Marília amplia presença feminina em poderes locaisMarília amplia presença feminina em poderes locais
Marília amplia presença feminina em poderes locais
METEOROLOGIA
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semanaPrevisão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana
Previsão indica chuva e tempo fechado ao longo da semana

Últimas notícias

Corpo de Bombeiros captura onça-parda em árvore de empresa em Marília
Corpo de vítima de afogamento no Paraná é sepultado em Ubirajara
Mulheres que morreram após colisão frontal em Herculândia são sepultadas
AgSUS e FMUSP abrem mil vagas para curso gratuito sobre Saúde Digital

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie