Grupo Hadassa desembarca em Israel e inicia imersão
A maior imersão cultural, jornalística e de relações internacionais promovida por uma empresa sediada em Marília para representantes da imprensa da cidade símbolo de amor e Liberdade começou nesta sexta-feira (28).
Pouco antes das 14h em horário de Israel – por volta das 8h no Brasil – o CEO Jean Patrick Garcia, o Garcia do Povo, guias turísticos da Hadassa Viagens e quatro comunicadores sociais marilienses desembarcaram no Aeroporto Internacional Ben Gurion, em Tel Aviv, uma das modernas cidades do Estado de Israel.
Este mesmo Boeing 787 da companhia Air Europa, 20h atrás, havia decolado da pista do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, para cruzar as águas do Oceano Atlântico e do Mar Meditarrâneo, fazendo uma pausa técnica no terminal aéreo de Madrid, a capital da Espanha.
Contando com a Espanha, que será mais explorada pelo grupo na volta – dentro de quatro semanas – a imersão cultural e internacional proposta por Garcia do Povo contemplará, portanto, sete nações: Espanha, Israel, Palestina, Egito, Jordânia e Dubai e Abu Dhabi.
Maior de todos os Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi é a capital destes principados independentes. Catar, que em breve sediará pela primeira vez a Copa do Mundo, não foi incluído nesta imersão. Mas serviu de assunto para um longo diálogo entre os integrantes da comitiva e um funcionário do Aeroporto Internacional de Adolfo Suarez – Madrid/Barajas, que quis saber mais do grupo ao saber que eram do Brasil.
“Falo galego e não sei se vocês sabem, mas aqui na Península Ibérica, os galegos são mais próximos dos portugueses do que dos espanhóis”, confidenciou na conversa com a comitiva Hadassa Viagens.
Originalmente, o funcionário pensou que o grupo vinha de Portugal. Mas o pessoal de Marília e da Hadassa Viagens não só estabeleceu contato com o colaborador do Madrid/Barajas. Casal de irmãos que embarcou sós na Grande São Paulo para celebrar o aniversário da mãe na Terra Santa também conheceu o projeto e firmou nova amizade. Deixaram claro, inclusive, que durante os próximos dias em Jerusalém recorrerão aos serviços turísticos e de auxílio aos visitantes oferecidos em Israel pela Hadassa Viagens.
MAR DA GALILÉIA, EM TIBERÍADES
Antes do término do dia, a comitiva se hospedou às margens do Mar da Galiléia – local onde Jesus Cristo iniciou o seu apostolado transformando pescadores de peixes em pescadores de homens – no King Solomon, na cidade que é chamada pelos israelenses de Tiberias, mas é conhecida pelos cristãos através da Bíblia como Tiberíades.
Com quase 40 mil habitantes – similar à quantidade de moradores em Paraguaçu Paulista, a 80 quilômetros de Marília, Tiberíades recebeu este nome em honra ao imperador romano Tibério – que imperava na época em que o Cristo iniciou o ministério.
Um clima ameno, temperado por uma brisa perfeita e formidável, deram as boas-vindas à comitiva da Hadassa Viagens. Logo no salão de entrada, a Galiléia comprovou sua vocação altamente internacional: enquanto os marilienses faziam o check-in, caravanas saídas da Índia cristã – com famílias inteiras utilizando trajes típicos hindus – adentraram ao King Solomon.
Depois, grupos de turistas africanos, europeus e judeus ortodoxos se encontraram com os brasileiros e indianos no jantar, com teve saladas, pastas, legumes, pães especiais, peixes, carnes e aves num cardápio realmente inesquecível.