Famema inicia construção de Campus Universitário
Uma solenidade neste sábado (28) marcou a conquista da construção do Campus Universitário da Faculdade de Medicina de Marília (Famema).
A área com mais de 12 mil metros quadrados está localizada na avenida Tiradentes, 1.073. O projeto arquitetônico conta com ambulatório didático, prédios acadêmicos da graduação e da pós-graduação, biblioteca, laboratórios, anfiteatros, restaurante universitário, administração e estacionamento.
O superintendente da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) de São Paulo, Denis Selymes, assinou no local o Termo de Cessão de Uso da área para a Famema.
Atualmente, os cursos oferecidos pela instituição estão instalados em dois prédios alugados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, na avenida Monte Carmelo e José de Grande.
FAMEMA
A Faculdade de Medicina de Marília foi criada como instituto isolado de ensino superior em 19 de janeiro de 1966 e teve seu funcionamento como instituição pública municipal de ensino superior no dia 30 de janeiro de 1967, inicialmente com o curso de Medicina.
O curso de Enfermagem foi criado em 1981. Em 1994, através da Lei 8.898, de 27 de setembro, a Famema passou a ser uma autarquia de ensino em regime especial vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
Em 2015, o Governo do Estado de São Paulo concedeu personalidade jurídica ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília, que possibilitou a criação da autarquia HC/Famema, instituição de assistência à saúde dotada de hospitais e ambulatórios utilizados como campo de estágio para estudantes em cursos de graduação e residentes da pós-graduação da instituição.
Desde a sua criação, a Famema formou mais de 4.000 médicos e 1.200 enfermeiros.