População ‘paga para ver’ e 3ª dose segue em ritmo lento
Marília alcançou – segundo a ferramenta on-line Vacinômetro, da Secretaria de Estado da Saúde – a proporção de 10,68% de moradores vacinados com terceira dose da vacina contra a Covid-19. Isso representa que 25.895 pessoas que vivem na cidade receberam o reforço.
O município tem 242 mil moradores, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se for considerada apenas a população com indicação para a vacina (acima dos 12 anos), a cobertura também não é animadora; bate na casa dos 12%.
Na última quinta-feira (25), conforme mostrou o Marília Notícia, a cidade ainda tinha 16 mil pessoas já aptas para receber a terceira dose, mas estas ainda não tinham procurado os serviços de saúde.
Autoridades municipais avaliam que é preciso ampliar o número de vacinados com o reforço, mas observam que o desempenho da campanha local ainda está acima da média do Estado de São Paulo.
Entre os 46 milhões de paulistas, apenas 4,4 milhões tomaram a terceira dose (9,59%), ou seja, cobertura proporcional abaixo de Marília.
REFORÇO EM MARÍLIA
Uma das ações que o município programou é a que será realizada em quatro dias (30 de novembro, 1º, 2 e 7 de dezembro), com atendimento em cinco locais.
Nestas datas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cascata, Alto Cafezal, Chico Mendes, Santa Antonieta e Costa e Silva terão horário estendido, das 7h às 19h, para vacinação.
O público-alvo é formado por jovens de 12 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose; pessoas em atraso com a segunda aplicação; além da dose adicional (3ª) para pessoas de 18 anos ou mais, que receberam a 2ª etapa há pelo menos cinco meses.
INFORME-SE
O Governo Paulista incluiu a função de lembrete para dose adicional – a todos que têm mais de 18 anos e tiveram a segunda aplicação há cinco meses – no aplicativo Poupatempo Digital.
Basta entrar na loja de apps do smartphone – Google Play (para Android) ou App Store (para iOS) -, pesquisar por “Poupatempo Digital” e clicar em “Instalar”.
A plataforma também oferece uma versão eletrônica da carteira de vacinação, com as mesmas informações do documento impresso.
A informação está disponível ainda pelo aplicativo Conecte SUS, que oferece o Passaporte Digital de Imunização.
ONDE SE VACINAR
A dose adicional é aplicada de segunda a sexta, das 8h às 16h. Não há necessidade de agendamento prévio. Estão habilitadas para este atendimento as unidades mistas e assintomáticas. Veja a lista abaixo:
– UBS Alto Cafezal
– USF Argolo Ferrão
– UBS Bandeirantes
– UBS Cascata
– UBS Chico Mendes
– UBS Costa e Silva
– UBS Planalto
– UBS São Judas
– USF 1º de Maio
– USF Altaneira
– USF Aniz Brada
– USF Figueirinha
– UBS São Miguel
– UBS América IV
– USF Jardim Marília
– USF Jânio Quadros
– USF Jardim Cavalari
– USF Jardim Maracá
– USF JK- USF Jardim Teruel
– USF Julieta
– USF Marajó
– USF Novo Horizonte
– USF Padre Nóbrega I
– USF Padre Nóbrega II
– USF Parque dos Ipês
– USF Parque das Nações
– USF Santa Augusta
– USF Santa Paula
– USF Santa Antonieta III / Julieta
– UBS Santa Antonieta
– USF Tóffoli
– USF Vila Barros
– USF Vila Hípica
– USF Vila Nova
– USF Vila Real
– USF Vida Nova Maracá
Siga nossas redes sociais:
Facebook/Instagram: @marilianoticia
WhatsApp: Clique aqui!
Telegram: Clique aqui!