Daniel entrega 11º Ecoponto em parceria com a Unimed
Nesta terça-feira (28), o prefeito Daniel Alonso (PSDB) – em parceria com a Unimed – entregou o primeiro ecoponto construído após a aprovação da Lei de autoria da vereadora Daniela D’Ávila (PL), que estende à iniciativa privada a possibilidade de participar nesta modalidade de coleta seletiva no município.
Agora, pessoas físicas ou jurídicas poderão doar unidades de ecopontos aos catadores de recicláveis autônomos, associados ou cooperados, permitindo que o projeto seja ampliado em todo território municipal.
Esse é o 11º local. Todas já estão espalhados nas quatro regiões de Marília. Atualmente, todas são geridas pelo Projeto EcoEstação, coordenado pelo ativista ambiental Ademar Aparecido de Jesus, o Dema.
O prefeito Daniel destaca a parceria com a Unimed e convida outras empresas a fazerem parte desta ação ambiental, que vem promovendo a sustentabilidade no município.
“Hoje certamente demos mais um grande passo para ampliar os cuidados ambientais em nossa cidade. O Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município já nos orientava pelo apoio aos catadores, e estávamos nos empenhando para o cumprimento desta Lei. Porém, com esta nova legislação da vereadora Professora Daniela, permitindo a participação da iniciativa privada e demais interessados, certamente o projeto será sucesso e modelo para outras cidades”, afirma o chefe do Executivo.
“Além de cuidarmos do nosso meio ambiente, estamos gerando rendas de forma digna aos catadores de materiais recicláveis, que são engrenagens importantíssimas na promoção da sustentabilidade. Agradeço à Unimed por mais essa parceria ambiental, e convidamos aos demais empresários a participarem desta ação que está colocando Marília no topo da sustentabilidade”, aponta Vanderlei Dolce, secretário do Meio Ambiente e Limpeza Pública.
“Temos nosso esgoto sendo tratado, nossas nascentes identificadas e protegidas, estamos arborizando as áreas verdes de nossa cidade, a coleta de lixo está rigorosamente em dia, apoiamos diversos projetos ambientais em parceria com ambientalistas, e agora estamos expandindo a coleta seletiva nesta modalidade, e em poucos dias, iniciaremos um piloto de coleta de porta em porta, também com apoio de catadores de recicláveis”, comenta Cassiano Rodrigues Leite, chefe do Meio Ambiente.
“Marília caminha a passos largos nas questões ambientais, e vem se destacando em todo o Estado de São Paulo, onde – em momento algum – deixamos de promover ações, tomando os devidos cuidados sanitários, mesmo durante esse período de pandemia”, diz o vereador Junior Moraes (PL), que representou a Câmara Municipal.
A cerimônia dessa terça-feira contou com toda a diretoria da Unimed Marília e secretários municipais.
Quer receber notícias no seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o nosso grupo.