MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
dom. 12 set. 2021

Escolas apostam em reforço, mas pais veem prejuízos com a pandemia

por Carlos Rodrigues

Em aulas presenciais, alunos e professores se empenham para recuperar tempo perdido (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A educação da filha de oito anos é uma das prioridades da auxiliar de serviços gerais Fernanda de Oliveira, 44, moradora da zona Oeste de Marília. A pequena Sara estuda na rede estadual e ficou mais de um ano sob assistência do ensino remoto. A percepção foi de prejuízo ao aprendizado.

“Ela está fazendo reforço e agora frequenta a escola todos os dias. Em pouco tempo, já está melhorando a escrita. Foi muito ruim para as crianças, por mais que elas se esforçassem, não avançavam no remoto. Eu acredito que ela deixou de aprender muito, por não estar dento da escola”, diz Fernanda.

Para a auxiliar, a preocupação com o coronavírus ainda existe. Mas é preciso se adaptar, já que não há perspectivas quanto a erradicação da doença. “Acho que veio para ficar, igual ao [vírus] H1N1. Temos que retomar a vida e nos proteger”, acredita a mãe.

Alunos da rede estadual em aula de reforço (Foto: Divulgação/Secretaria de Estado da Educação)

REDE ESTADUAL

Em Marília, são 36 escolas sob gestão do Estado, com 16.291 alunos matriculados. A Diretoria Regional da Educação não admite a expressão “prejuízos ao ensino”, mas concorda que muitos alunos tiveram dificuldades com o distanciamento social e, por isso, habilidades ficaram desfasadas.

Ana Luiza Guimarães, dirigente na região, afirma que o ensino remoto trouxe especificidades e que “nada substitui o contato do professor com o estudante”. Para apoiar todos os alunos e oferecer condições de equiparação, a estratégia foi adotar aulas de reforço no contraturno.

A avaliação é feita pela equipe pedagógica, mas também é considerada a percepção dos pais. Os responsáveis pelas crianças têm a responsabilidade de participar do processo e apontar, caso tenham observado, que o desenvolvimento de habilidades deixou a desejar.

Máscaras foram distribuídas para alunos da rede municipal (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

“Tanto em janeiro como em julho, tivemos ações de recuperação em todas as escolas de Marília, especialmente para Língua Portuguesa e Matemática. Considerando todo o contexto de pandemia, de restrições, trabalhamos com um currículo voltado para as habilidades essenciais”, explica.

A expectativa é que, com a pandemia sob relativo controle, a presença de alunos na escola suba a cada dia. Atualmente, a rede estadual em Marília estima a frequência entre 60% e 70%.

Há escolas com índices ainda mais elevado, já que a ocupação depende da adesão das famílias. “As unidades, inclusive, receberam recursos para adaptações necessárias, para material de higienização e proteção de funcionários e alunos”, destaca Ana Luiza.

Aluna faz atividade em escola do Ensino Fundamental (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A evasão na rede estadual, que antes da crise sanitária praticamente inexistia – segundo a dirigente –, agora pode terminar o ano em 2%. Para que isso não ocorra, todas as estratégias estão sendo usadas.

“Teve uma escola que colocou um carro de som na rua. Há um empenho imenso para que possamos reduzir o número de alunos inativos. Não os consideramos evadidos porque ainda estamos trabalhando para trazê-los ao convívio escolar, seja de forma remota ou presencial”, diz a dirigente.

São pelo menos 180 alunos nessa condição. “Detectamos que alguns mudaram de endereço, teve caso de aluno que começou a trabalhar, enfim, as causas são diversas, mas não vamos desistir de ninguém. Temos contado com ajuda de igrejas, postos de saúde, todas as instituições do convívio social. Quando não há outra meio, acionamos o Conselho Tutelar”, garante.

Distanciamento é regra, mas já começa a aumentar o número de alunos em sala de aula (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

REDE MUNICIPAL

Segundo a Secretaria Municipal da Educação, o rendimento dos alunos tem sido monitorado por meio das avaliações bimestrais. Os exames foram realizados presencialmente, mesmo quando os alunos estavam em aulas 100% remotas.

O titular da pasta, Helter Rogério Bochi, afirma ainda que os professores têm tido olhar atento a todos os alunos, principalmente, os que possuem problemas de aprendizagem.

“Os estudantes que possuem eventuais prejuízos pedagógicos estão sendo monitorados e, além de atendidos de acordo com o plano da escola (por meio de rodízio ou diariamente), estão recebendo atenção de forma personalizada, de acordo com metas estabelecidas pela unidade escolar”, afirma.

Cronograma de retomada do ensino presencial foi disponibilizado pelo município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Marília)

A secretaria informou ainda que, após busca ativa, existem apenas duas crianças evadidas da rede, o que corresponde a 0,02% dos matriculados.

“Os alunos que apresentaram algum problema de aprendizagem ou faltas estão sendo atendidos em atividades de reforço ou atividade complementar. No momento, temos 2.800 crianças sendo atendidas, o que corresponde a 21% dos matriculados”, aponta Helter.

Para orientar os pais e responsáveis sobre o número de horas presenciais – para cada ciclo -, diferentes datas de retorno e reuniões para definir os próximos passos, a Prefeitura divulgou um cronograma, aplicado a partir deste mês.

 

 

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar credor revela sequência que terminou em morte
  • 2
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 3
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 4
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília

Escolhas do editor

POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
SÉRIE A3
MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do PaulistaMAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do Paulista
MAC enfrenta o São Bernardo fora de casa na estreia da Série A3 do Paulista

Últimas notícias

“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso
Aplicativo SP Mulher Segura amplia proteção a vítimas de violência em São Paulo
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie