Prefeitura age para acabar com ninho de ratos em árvore histórica
Teve início na manhã desta segunda-feira (18), na praça Saturnino de Brito – em frente à Prefeitura – a eliminação de um ninho de ratos descoberto semana passada em uma árvore histórica. As imagens (veja o vídeo) chamaram a atenção e foram compartilhadas na internet.
Equipe da Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal da Saúde esteve no local durante o final de semana para avaliar a situação. Nesta segunda, com apoio do Corpo de Bombeiros, os agentes instalaram as armadilhas com raticida.
Não foi informado o tipo de produto utilizado. Conforme explicou o veterinário Lupércio Garrido, a estimativa é que os animais sejam eliminados em cerca de dois dias, após consumir as iscas. Uma limpeza deverá ser feita no local.
Ele explicou ainda que o rato é vetor de diversas doenças, como a leptospirose, e não existe nenhum tipo de manejo possível, como a retirada para outro local – como chegaram a sugerir alguns internautas. Em casos como esse, é preciso fazer a eliminação “a bem da saúde pública”.
Uma das hipótese, segundo o veterinário, é que restos da alimentação de moradores de rua e outros alimentos, levados para uma família de saguis que habita a copa da árvore, possam ter atraído os ratos.