MN Logo

12 anos. Mais de 105 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 28 jan. 2020

Aprovação de projetos bate recorde em 2019 e gera otimismo

por Carlos Rodrigues

Trabalhador autônomo da construção civil trabalha em ampliação de residência (Foto: Carlos Rodrigues/Marília Notícia)

A soma dos novos projetos da construção civil, aprovados em Marília, bateu recorde em 2019 e atingiu um total de 557.019 m², entre prédios de apartamentos, casas, estabelecimentos comerciais e empreendimentos diversos.

O número é recebido como sinalização da retomada de atividade e expectativas na construção civil para 2020. Por lei, nenhuma construção pode ser feita antes da aprovação pela Prefeitura.

Conforme dados divulgados pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, a pedido do Marília Notícia, no ano passado foram analisados e aprovados 2.011 projetos pela equipe da pasta. A média foi de 276 m² por planta.

Residencial entregue ano passado em Marília (Foto: Divulgação)

Em 2018 – ano anterior – os engenheiros e arquitetos que entraram com pedido obtiveram aval para construir em 2.539 projetos. A soma de metragem, porém, foi inferior: 467.237 m², média de 184,02 m² de área construída em cada projeto.

Análise

O delegado regional do Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), Hederaldo Beneti, explica que a média sobe ou desce, principalmente, devido aos prédios e instalações industriais. “Uma torre com metragem (na base) de 250 m², muitas vezes, tem mais de dez andares e um grande número de apartamentos. É um único projeto, de elevada metragem”, explica.

Hederaldo Benetti, delegado Regional do Creci (Foto: Arquivo)

Para que o otimismo das obras e dos estoques de imóveis – que podem puxar empregos na construção civil em 2020 – seja concretizado em bons negócios, serão necessárias condições para comercialização.

“Tivemos reduções sucessivas da Selic (taxa básica de juros) em 2019. Há um otimismo já medido em pesquisas de mercado. O emprego está reagindo e quem tem emprego está menos temerário quanto ao futuro. Isso tudo é bom para que não tenhamos um estoque de imóveis parado”, disse o corretor.

Produtividade

Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Planejamento também indicam aumento de produtividade na pasta ao longo dos últimos anos. A diferença é grande na comparação entre os três primeiros anos da gestão Vinícius Camarinha (PSB) e Daniel Alonso (PSDB).

Entre 2013 e 2015, foram aprovados 5.506 projetos. Já nos três primeiros anos da atual gestão (de 2017 a 2019), foram analisadas e aprovadas 6.407 plantas apresentadas na Secretaria.

Em metros quadrados, a cidade ganhou 1.290.538 m² de área construída (ou substituída por novas edificações) durante a gestão de Vinícius. Já no governo atual, também em três anos, o acréscimo foi de  1.532.746 m².

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Pai atacado por filho de 15 anos não resiste e morre na UTI da Santa Casa
  • 2
    SUV derruba muro de condomínio de luxo na zona leste de Marília
  • 3
    Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
  • 4
    Justiça suspende reintegração de área ocupada por moradores em Padre Nóbrega

Escolhas do editor

JUDICIÁRIO
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de MaríliaTribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
Tribunal libera cobrança das sacolinhas no comércio de Marília
MÚSICA
Roupa Nova volta a Marília para show em outubro; ingressos estão à vendaRoupa Nova volta a Marília para show em outubro; ingressos estão à venda
Roupa Nova volta a Marília para show em outubro; ingressos estão à venda
FERROVIA
Justiça marca audiência entre a Rumo e moradores de Vera CruzJustiça marca audiência entre a Rumo e moradores de Vera Cruz
Justiça marca audiência entre a Rumo e moradores de Vera Cruz
FUTEBOL
Vinicius diz que busca parcerias para liberar gramado e manter MAC no AbreuzãoVinicius diz que busca parcerias para liberar gramado e manter MAC no Abreuzão
Vinicius diz que busca parcerias para liberar gramado e manter MAC no Abreuzão

Últimas notícias

Motociclista fica ferido após colisão com carro no centro de Marília
Anvisa registra 5 novas canetas de semaglutida para tratar diabetes
Brasil registra mais de 1,8 milhão de acidentes de trabalho desde 2023
Brasil tem estratégia para ciência, tecnologia e inovação até 2034

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Mateus Castanheira
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie