MN Logo

12 anos. Mais de 104 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 13 ago. 2019

Sede da Justiça Federal tem 120 dias para implantar acessibilidade

por Daniela Casale

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) determinou que a União implemente, em até 120 dias, as adequações necessárias na sede da Justiça Federal em Marília para a promoção da acessibilidade.

A decisão, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), confirmou o prazo estabelecido em uma sentença de 2011 e atribuiu a responsabilidade pela obra também à Prefeitura do município, proprietária do imóvel cedido à Justiça. Cada ré arcará com 50% dos custos.

A falta de acessibilidade no prédio – situado na rua Amazonas, 527 – motivou o ajuizamento de uma ação civil pública do MPF em 2009.

Perícia realizada na época constatou irregularidades no local que dificultam o ingresso e o atendimento de pessoas com deficiência, como a ausência de vaga reservada na via pública e a impossibilidade de acesso pelo estacionamento.

A maioria das adaptações básicas, apontou o laudo, seria de fácil implementação, sem a necessidade de intervenções na estrutura do imóvel.

O caso tramita no TRF3 desde a apresentação de um recurso da União contra a ordem judicial proferida em 2011. A apelação contestava a sentença sob o argumento de que a decisão havia violado o princípio da divisão de poderes ao interferir em uma questão administrativa.

A defesa afirmou ainda que a falta de recursos e de previsão orçamentária para a obra não havia sido levada em conta. A corte, no entanto, desconsiderou as alegações.

De acordo com o desembargador Marcelo Saraiva, relator do caso, a falta de acessibilidade no prédio configura omissão do Estado, uma vez que a situação vai de encontro à garantia dos direitos das pessoas com deficiência prevista tanto na Constituição quanto em dispositivos legais, como as leis 10.098/00 e 13.146/15.

“É inconcebível pensar que a separação dos poderes, a qual foi estabelecida visando garantir os direitos fundamentais, possa ser utilizada como óbice à realização dos próprios direitos fundamentais”, escreveu.

“A alegação de falta de recursos financeiros, destituída de comprovação, não é hábil a afastar o dever constitucional imposto ao ente público na efetivação dos direitos sociais. Esses direitos devem ser respeitados como prioridade absoluta pelo Estado e não podem ficar relegados indefinidamente ao desamparo e ao descaso público”,  completou.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem é preso após invadir casa de idosa para ameaçar e agredir ex-esposa em Ocauçu
  • 2
    Barbeiro diz ter ‘21 tiros’, ameaça funcionário de adega e acaba detido com arma falsa
  • 3
    Explosão em lareira deixa jovem com queimaduras graves na região
  • 4
    Trabalhadores da merenda terceirizada anunciam estado de greve em Marília

Escolhas do editor

EMERGÊNCIA
Avião cai na sede da AABB ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortosAvião cai na sede da AABB ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
Avião cai na sede da AABB ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
SAÚDE
Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de PoliclínicaVinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
DESCARTE
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operaçãoMN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação
CORTE ELEITORAL
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSEMinistro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSE
Ministro Dias Toffoli toma posse como integrante efetivo do TSE

Últimas notícias

Avião cai na sede da AABB ao lado do aeroporto de Marília e deixa dois mortos
Vinicius confirma visita de Alckmin para ordem de serviço de Policlínica
Caseiro denuncia assalto com arma de fogo na zona norte de Marília
MN TV: Aterro para resíduos da construção civil entra em operação

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Lucas Caldeira
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie