MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Variedades
ter. 30 abr. 2019

Solo inspirado na vida de Stela do Patrocínio, se apresenta em Marília

por Amanda Brandão

Palavra de Stela, solo inspirado na vida e na obra poética de Stela do Patrocínio, apresenta-se em Marília. (Foto: João Caldas)

No dia 15 de maio, às 20h, no Teatro Municipal Waldir Silveira de Mello, será apresentado gratuitamente o espetáculo Palavra de Stela, solo interpretado por Cleide Queiroz, indicada ao Prêmio APCA 2017 por este trabalho, com direção e dramaturgia de Elias Andreato.

A apresentação é viabilizada pelo Governo do Estado de São Paulo, pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Edital ProAC n.º 02/2018 (“Concurso de apoio a projetos de circulação de espetáculo de teatro no Estado de São Paulo”), com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e Coletivo da Luta Antimanicomial de Marília.

Nascida em 1941, Stela do Patrocínio foi internada no Centro Psiquiátrico Pedro II aos 21 anos, quando diagnosticada como psicopata e esquizofrênica. Quatro anos depois, foi transferida para a Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, onde permaneceu até sua morte em 1992.

Completando 50 anos de carreira, a atriz Cleide Queiroz vive Stela do Patrocínio com dramaturgia e direção de Elias Andreato. (Foto: João Caldas)

Durante seus anos de isolamento, Stela desenvolveu um discurso poético. Seu “falatório”, carregado de angústias, retrata a rotina manicomial e, sobretudo, revela sua visão da vida, do mundo e de si mesma.

Elias Andreato escreveu o texto especialmente para Cleide Queiroz. Com 50 anos de carreira em teatro, cinema e televisão, a atriz traz uma relação muito pessoal com a temática proposta, pois é uma mulher negra que durante sua adolescência conviveu com a internação de sua mãe esquizofrênica.

“Por meio da fala de Stela do Patrocínio, pretendemos levar o espectador a uma reflexão acerca da visão que temos sobre loucura e lucidez, bem como chamar sua atenção para como a sociedade enxerga a diferença e lida com o outro”, diz Elias Andreato.

(Foto: João Caldas)

A criação do espetáculo tomou por base o registro em áudio da obra de Stela do Patrocínio realizado na década de 1980 pelas artistas plásticas Neli Gutmacher e Carla Guagliardi, posteriormente, transcrito e organizado por Viviane Mosé no livro “Reino dos bichos e dos animais é o meu nome”.

Após a apresentação, Cleide Queiroz conversará com o público sobre o processo de criação da peça e sobre a temática abordada.

SOBRE ELIAS ANDREATO

Ator e diretor, com mais de 45 anos de carreira teatral. Seus trabalhos mais recentes na direção são: “O Louco e a Camisa”, de Nelson Valente, com Rosi Campos, Leonardo Miggiorin, Priscilla Squeff, Guilherme Gorski e Ricardo Dantas (2018); “Help”, de sua autoria, com Maria Pinna e Eduardo Ximenes; “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, com Claudio Fontana, Clovys Torres, Raphael Gama e Guilherme Bueno; “Isadora”, de Melissa Vettore; “Dona Bete”, de Fauzi Arap, codirigido por André Acioli; “Sou Toda Coração” com Débora Duboc; “A Graça do Fim”, com Nilton Bicudo; “Elza & Fred”, com Sueli Franco e Umberto Magnani; “Rei Lear” de William Shakespeare tradução e adaptação de Geraldo Carneiro, Solo de Juca de Oliveira; “Meu Deus!”, de Anat Gov com Irene Ravache, Dan Stulbach e Pedro Carvalho; “Florilégio Musical II – Nas Ondas do Rádio”, com Carlos Moreno, Mira Haar e Adriana Fonseca; “Jocasta”, com Débora Duboc; “A Casa de Bernarda Alba”, de Federico García Lorca com Walderez de Barros, Patrícia Gasppar, Mara Carvalho, Victória Camargo, Bruna Tedy, Tadiana de Marca, Isabel Wilker e Fernanda Cunha; “Eu Não Dava Praquilo” de Cássio Scapim e Cássio Junqueira com Cássio Scapim.

Premiações: prêmios Shell, APCA e APETESP por “Sexo dos Anjos”; prêmios Shell e APETESP como melhor ator por “Van Gogh”; Prêmio IBEU como melhor diretor pelo musical “Os Fantástikos”; Prêmio Cultura Inglesa como melhor ator por “Oscar Wilde”; Prêmio Qualidade Brasil como melhor diretor em comédia por “3 Versões da Vida” e Prêmio APCA como melhor ator por “Doido”.

(Foto: João Caldas)

SOBRE CLEIDE QUEIROZ

Iniciou sua carreira em meados dos anos 50. Estreou profissionalmente na Cia. Paulo Autran, em 1969, com “Morte e vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, sob a direção de Silnei Siqueira. Participou de espetáculos do Teatro Popular do SESI, como: “O Poeta da vila”, “A falecida”, “O santo milagroso”, “Chiquinha Gonzaga”, “O mambembe”.

Foi indicada na categoria melhor atriz aos prêmios APCA 2017 por “Palavra de Stela” e Shell 2001 por “Gota d’água” (direção de Gabriel Villela). Foi premiada no Festival de Cinema do Fortaleza pela atuação no longa-metragem “Domésticas”, de Fernando Meirelles e Nando Olival.

SERVIÇO

Espetáculo: Palavra de Stela
Dia 15 de maio, às 20h.
Teatro Municipal Waldir Silveira de Mello.
Recomendação: 14 anos
Entrada gratuita.
Retirada dos ingressos:
Período: a partir do dia 2 de maio
Local: Secretaria da Cultura (Rua Lupércio Garrido, 44)
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie