MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Polícia
ter. 08 ago. 2017

Saúde mental de policiais civis em Marília preocupa

por Marília Notícia

De acordo com o presidente do Sincopol, Celso José Pereira já existiram 700 policiais civis na região. Atualmente esse número não passa de 300.

Dados obtidos pelo Sincopol (Sindicato Regional dos Policiais Civis do Centroeste Paulista) mostram que as cidades abrangidas pela Delegacia Seccional de Polícia de Marília registraram 21 afastamentos de policiais civis por problemas psicológicos apenas no primeiro semestre de 2017.

Antes disso, no período de cinco anos anteriores haviam sido 55 afastamentos.

Na Seccional de Polícia de Marília os afastamentos por problemas psicológicos como crises de ansiedade, síndrome do pânico e depressão começaram a aumentar em 2014, quando foram 12 afastamentos nesse sentido. No ano anterior haviam sido sete.

É importante observar que em alguns casos, o mesmo policial teve mais de um afastamento no período.

Em 2016, a região de Marília teve 13 afastamentos por esses motivos e em 2015 foram 16. O Sincopol teve de recorrer à Lei de Acesso à Informação para que a SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado disponibilizasse os dados.

“Solicitamos em duas outras ocasiões informações sobre os afastamento que, na verdade, são provocados pelo estresse, pressão, falta de funcionários, acúmulo de serviços e precariedade das condições de trabalho, mas o Estado não respondia. Tivemos que apelar”, disse o presidente do Sincopol Celso José Pereira.

Outras Seccionais de Polícia abrangidas pelo Sincopol, como Assis e Ourinhos também têm registrado números significativos de afastamentos por questões psíquicas nos últimos cinco anos. Nas cidades da Seccional Assis, foram 19. Na Seccional Ourinhos, 28.

O ano de 2014 foi o último em que a categoria recebeu reajuste. Desde então, a inflação oficial já comeu 22,4% do poder de compra do salário dos policiais civis. Por outro lado, aumentaram as aposentadorias e o déficit de funcionários é de aproximadamente 50%.

De acordo com o presidente do Sincopol, Celso José Pereira, na região das Seccionais de Marília, Assis, Tupã e Ourinhos já existiram 700 policiais civis. Atualmente esse número não passa de 300.

“A precarização e o acúmulo de serviço são gravíssimos nas delegacias. Aumentam cada vez mais os afastamentos por problemas médicos e psicológicos”, afirma o sindicalista.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias

Escolhas do editor

SEQUESTRO
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois diasJovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
VÍDEO
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimentoGrupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento
POLÍTICA
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Marília publica plano que define metas e prioridades até 2029
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em MaríliaBild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília
Bild entrega o Villá e marca transição do segmento premium em Marília

Últimas notícias

Jovem é sequestrado e obrigado a realizar transferências Pix por dois dias
Motorista é preso por embriaguez ao volante após bater carro em trator
Justiça publica sentença contra acusados por crimes na ‘guerra do tráfico’ em 2011
Grupo MC3 celebra o Dia do Síndico em noite de reconhecimento

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie