Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Vacina contra Hepatite “A” já está disponível para crianças

Cidade
17 de setembro de 2014

vacinaCrianças na faixa etária entre um ano e dois anos de idade já podem receber a vacina contra a hepatite A em postos de saúde do Estado de São Paulo. A Secretaria Estadual de Saúde pretende imunizar neste ano 616 mil crianças com este perfil.

A partir de 2014, a vacina passou a fazer parte do calendário básico de vacinação infantil. “Crianças que completaram dois anos em julho de 2014 também poderão ser levadas às unidades. O objetivo é permitir também a vacinação de graça em crianças nascidas a partir de julho de 2012. A dose é única”, explicou Raquel Ramires, supervisora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde.

Saiba mais sobre a doença

A Hepatite A é uma doença infecciosa causada pelo vírus VHA, e sua principal via de contágio é por meio de água e de alimentos contaminados. As más condições de higiene e locais sem saneamento básico aumentam as chances de contrair o vírus.

Na maior parte dos casos, a hepatite A não apresenta sintomas, mas pode evoluir para quadros mais graves como insuficiência hepática. Os principais sintomas são febre, náuseas, vômito, icterícia (coloração da pele amarelada), urina mais escura e fezes esbranquiçadas.