MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 18 mar. 2020

Unimar realiza Aula Magna ministrada pelo professor Edvaldo Brito

por Amanda Brandão

Aula Magna ministrada pelo professor Edvaldo Brito dá início ao Mestrado e Doutorado em Direito da Unimar. (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar) realizou na última quinta-feira, dia 12 de março, a Aula Magna do Programa de Pós-graduação em Direito, com palestra ministrada pelo docente da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Doutor Edvaldo Brito, intitulada “O Direito: ensino e prática para sociedade futura”. O evento reuniu acadêmicos da graduação, mestrado e doutorado.

De acordo com Edvaldo Brito, o tema representa um dos novos conceitos que precisam ser estudados pelos novos mestres e doutores em Direito. “O tema reflete ao ensino e prática para um sociedade futura. É um pouco difícil, mas pegando os pontos importantes do presente conseguimos analisar como será nossa vida lá no frente. E o que mais se destaca é a vida digital, que altera todas as instituições sociais e as jurídicas. O ensino do direito precisa aprender estas alterações, pensar nelas para regrar a vida da sociedade a partir disso”, explica.

Ainda segundo o docente, é fundamental a troca de experiências propostas pela Aula magna para o estímulo dos acadêmicos e pesquisadores. “Nós docentes precisamos motivar a todos, desde a graduação, porque precisam aprender a pesquisar. Sem esta busca é impossível fazer a pós-graduação. Muitos acreditam que não há o que se pesquisar dentro do Direito, mas estão todos muito enganados, o que mais nós pesquisamos é a vida em sociedade para poder transformá-la e torná-la mais tranquila. O pós-graduando é um grande instrumento para a transição a uma sociedade futura”, complementa.

Edvaldo Brito é professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, onde leciona nos cursos de Mestrado e Doutorado. (Foto: Divulgação)

Segundo o Coordenador do Programa de Mestrado da Unimar, Jonathan Vitta, é uma honra iniciar o semestre com aula do renomado docente. “O Professor é uma figura ilustre, muito reconhecido na área do Direito Tributário, conviveu com grandes luminares históricos da profissão, e dentro deste contexto é realmente uma alegria recebê-lo”, conta.

Edvaldo Brito é professor Emérito da Universidade Federal da Bahia, onde leciona nos cursos de Mestrado e Doutorado, e também da Universidade Mackenzie de São Paulo. No final do ano de 2019, o docente, que também é escritor, foi imortalizado na Academia de Letras da Bahia.

Para o docente e Procurador da República, Jefferson Aparecido Dias, a aula representa o ciclo do Doutorado da Unimar. “Nós tivemos os primeiros doutores sendo formados e agora, todos os anos, temos um jurista ilustre para fazer esta aula magna. É bem interessante porque há cada ano estamos aperfeiçoando o programa, recebendo novos doutorandos e formando grandes doutores.”, ressalta.

O docente enfatizou a qualidade do Mestrado e Doutorado da Universidade de Marília, único na cidade e região. “Edvaldo nos contou que esteve aqui em 1992, no Primeiro Congresso Brasileiro de Direito Tributário e retorna a Unimar para esta aula, o que demonstra a preocupação da Universidade, desde aquela época, na busca pela excelência, consolidada na Instituição”, comemora Dias.

O Professor é uma figura ilustre, muito reconhecido na área do Direito Tributário Edvaldo Brito. (Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Polícia Civil identifica corpo resgatado de itambé
  • 2
    Imagens mostram ataque a tiros em clínica na zona oeste de Marília
  • 3
    Polícia é recebida com disparos na Vila Barros; suspeitos de tráfico fogem pela mata
  • 4
    Idoso morre atropelado por caminhão em rodovia de Lupércio

Escolhas do editor

PAULISTA A3
MAC busca título inédito da Série A3 em decisão contra a Portuguesa SantistaMAC busca título inédito da Série A3 em decisão contra a Portuguesa Santista
MAC busca título inédito da Série A3 em decisão contra a Portuguesa Santista
AUMENTO
Conta de luz sobe 9,15% e pressiona orçamento em MaríliaConta de luz sobe 9,15% e pressiona orçamento em Marília
Conta de luz sobe 9,15% e pressiona orçamento em Marília
SAÚDE
Santa Casa de Marília realiza procedimento inédito contra ParkinsonSanta Casa de Marília realiza procedimento inédito contra Parkinson
Santa Casa de Marília realiza procedimento inédito contra Parkinson
VERA CRUZ
Estudante denuncia agressões em trote de internato escolar em Vera CruzEstudante denuncia agressões em trote de internato escolar em Vera Cruz
Estudante denuncia agressões em trote de internato escolar em Vera Cruz

Últimas notícias

MAC busca título inédito da Série A3 em decisão contra a Portuguesa Santista
Conta de luz sobe 9,15% e pressiona orçamento em Marília
Santa Casa de Marília realiza procedimento inédito contra Parkinson
Prefeitura de Marília autoriza a contratação de 323 cirurgias de pterígio para zerar a fila

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie