Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Unesp volta às aulas na segunda-feira após 120 dias de greve

Cidade
20 de setembro de 2014

unesp2Os funcionários da Universidade Estadual Paulista (Unesp) decidiram na tarde desta sexta-feira (19), encerrar a greve, após 120 dias de braços cruzados. Docentes e servidores devem retomar as atividades na próxima segunda-feira (22).

Os manifestantes conseguiram reajuste de 5,2% em duas parcelas (setembro e dezembro) e abono de 28,6% para cobrir as perdas com a inflação desde maio, mês em que começou a negociação do dissídio.

Os reitores das universidades queriam congelar os salários por causa da grave crise financeira das instituições, que gastam praticamente toda a receita com a folha de pagamento. Houve também um aumento de 41% no vale-alimentação.

REPOSIÇÃO

Embora a decisão pelo fim da greve já tenha sido tomada, as atividades nas unidades só serão retomadas na segunda-feira. No entanto, segundo o diretor da Adunesp, um novo calendário ainda deve ser elaborado por comissões de ensino.

“Uma reunião será realizada na segunda-feira para definir o calendário e, a partir da semana que vem, teremos clareza de como ficará o processo de reposição. Mas, confirmamos uma reposição de qualidade e mantendo integralmente os 200 dias letivos”, disse.

Segundo ele, já está acordado entre a Adunesp e a reitoria que ambos cuidarão para que o primeiro semestre letivo de 2014 seja finalizado com a garantia de que serão ministrados os conteúdos que deixaram de ser dados em função da greve, que as avaliações discentes sejam precedidas por um período adequado de aulas e que o segundo semestre letivo de 2014 somente seja iniciado após a finalização oficial do primeiro, respeitando um período mínimo de recesso entre eles.