MN Logo

11 anos. Mais de 96 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qui. 26 jan. 2023

Uma voz e um violão

por Ramon Franco

Sérgio Sampaio: o poeta músico de Cachoeiro de Itapemirim que encantava com alma, voz e violão (Foto: Divulgação)

Ultimamente voltei a ouvir com mais frequência um compositor que me foi apresentado uns 20 anos atrás: Sérgio Sampaio (1947-1994). Sampaio despontou na cena musical brasileira nos anos de 1970, inclusive era da turma do Raul Seixas e com o Maluco Beleza gravou um LP que se tornou um álbum antológico do rock nacional: “Sociedade da Grã-Ordem Kavernista”.

Não só antológico, mas raro e genial. É objeto disputado de colecionador e o disco traz entre suas faixas ‘Sessão das Dez’, que Raul Seixas, anos depois, gravaria sozinho. O Maluco Beleza não é a primeira grande proximidade de Sampaio com os nomes imortais da MPB. Sérgio era primo de Raul Sampaio Cocco (1928-2022), cantor da era de ouro do rádio, que compôs “Meu pequeno Cachoeiro”, canção-homenagem à cidade capixaba de Cachoeiro de Itapemirim.

Além do primo músico, Sérgio era conterrâneo de Roberto Carlos, ou seja, cidadão lá de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Com uma música confessional – assim como a do “amigo” Roberto – Sérgio chegou a escrever um blues para o conterrâneo: “Meu pobre blues”. Na música, faz referência à dedicação do colega em gravar um disco por ano.

Aliás, Sérgio não era afável às gravadoras, justamente porque ele caminhava pelo caminho dele e não pelas imposições e regras do mercado fonográfico brasileiro. Seu grande sucesso nacional, “Eu quero é botar o meu bloco na rua” era refutado por ele nos shows, sempre intimista: com sua voz e seu violão. Algumas gravações puras – apenas voz de Sérgio e ele dedilhando seu violão – beiram à perfeição artística.

Suas letras – embora escritas entre 40 e 50 anos atrás – continuam bem atuais, provando que sua arte é atemporal. Quem conviveu com ele tinha essa rara impressão: a de que Sérgio Sampaio era póstumo, já no seu tempo. “Homem de trinta” é uma composição formidável, principalmente pelo aspecto intimista.

Rodeada de fantasmas internos e metáforas retiradas da cultura pop – como dos programas de rádio que ouvia, dos filmes em cartaz e das manchetes de jornais – a obra de Sérgio Sampaio é um convite para se deliciar, principalmente para aqueles que gostam da autêntica música brasileira, a mesma de Erasmo Carlos, Rolando Boldrin e tantos outros compositores que “partiram fora do combinado”, mas deixaram suas vozes e seus violões gravados para as futuras gerações.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Mulher tira a própria vida na região do Campus Universitário
  • 2
    Homem luta pela vida após acidente com churrasqueira; filha faz apelo por vaga
  • 3
    DDM identifica ‘tarado da Tiradentes’ e deve interrogá-lo nos próximos dias
  • 4
    Entidades recusam R$ 300 mil em emendas de Dani Alonso e Capitão Augusto

Escolhas do editor

PRIMEIRO ESCALÃO
Governo Vinicius articula ajustes no secretariado e avalia novas trocasGoverno Vinicius articula ajustes no secretariado e avalia novas trocas
Governo Vinicius articula ajustes no secretariado e avalia novas trocas
NOVO CURSO
Famema avança no processo para criação do curso de PsicologiaFamema avança no processo para criação do curso de Psicologia
Famema avança no processo para criação do curso de Psicologia
HABITAÇÃO
Prefeitura de Marília conquista 336 apartamentos junto ao EstadoPrefeitura de Marília conquista 336 apartamentos junto ao Estado
Prefeitura de Marília conquista 336 apartamentos junto ao Estado
ATO OBSCENO
DDM identifica ‘tarado da Tiradentes’ e deve interrogá-lo nos próximos diasDDM identifica ‘tarado da Tiradentes’ e deve interrogá-lo nos próximos dias
DDM identifica ‘tarado da Tiradentes’ e deve interrogá-lo nos próximos dias

Últimas notícias

Como lavar roupa de cama pesada na máquina sem forçar o motor
Feng Shui: os 7 objetos que você deve tirar da entrada de casa para não bloquear a energia
Mulher tira a própria vida na região do Campus Universitário
PF de Marília faz operação contra pedofilia na região e prende dois

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie