MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Brasil
sáb. 15 nov. 2025
POLÍTICA

STF forma maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação no curso do processo

Decisão abre caminho para ação penal; julgamento na Primeira Turma segue até 25 de novembro.
por Ramon Barbosa Franco
STF recebe denúncia contra Eduardo Bolsonaro e maioria vota por torná-lo réu (Foto: Agência Brasil)

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria, nesta sexta-feira (14), para tornar o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) réu pelo crime de coação no curso do processo, segundo a Corte. A decisão decorre de denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) no inquérito que investigou a atuação do parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos em defesa de sanções contra autoridades brasileiras.

De acordo com a PGR, a investigação da Polícia Federal apontou que Eduardo Bolsonaro teria participado de articulações para a adoção de tarifas contra exportações do Brasil, suspensão de vistos de autoridades e aplicação da Lei Magnitsky. Com o recebimento da denúncia, será aberta ação penal, fase na qual o deputado poderá apresentar provas, indicar testemunhas e solicitar diligências.

O julgamento virtual teve início às 11h. Até o momento, o relator, ministro Alexandre de Moraes, e os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram pelo recebimento da denúncia. O voto restante será da ministra Cármen Lúcia. A votação segue até 25 de novembro. Uma cadeira permanece vaga na Primeira Turma após a mudança do ministro Luiz Fux para a Segunda Turma.

Em seu voto, Moraes afirmou que há elementos que indicam a participação do parlamentar nas articulações que resultaram nas sanções norte-americanas. Segundo o relator, “a grave ameaça materializou-se pela articulação e obtenção de sanções do governo dos Estados Unidos da América”.

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro e pediu licença do mandato por 120 dias. De acordo com a Câmara, o deputado não comparece às sessões desde 20 de julho, quando terminou o período de licença, e pode ser submetido a processo de cassação por faltas.

Em publicação nas redes sociais, o parlamentar classificou o posicionamento de Moraes como “caça às bruxas” e afirmou que nunca foi citado no processo. A defesa de Eduardo Bolsonaro é realizada pela Defensoria Pública da União (DPU), que pediu a rejeição da denúncia. A DPU argumentou que o deputado não é responsável pelas sanções e que suas manifestações representam exercício da liberdade de expressão e do mandato parlamentar.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie