Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Samu de Pompeia esclarece dúvidas sobre o atendimento local

Regional
02 de agosto de 2022

A equipe do Samu de Pompeia (distante 31 quilômetros de Marília) emitiu comunicado explicando e sanando algumas dúvidas com relação ao atendimento local do serviço de urgência, que está sob a coordenação da enfermeira Gislaine Souza.

Conforme a nota, toda e qualquer tipo de solicitação de atendimento deve ser feita obrigatoriamente pelo telefone 192, que automaticamente, será atendida pela base reguladora da cidade de Marília.

A partir do momento da solicitação, existe todo um protocolo a ser seguido que consiste na solicitação de atendimento e regulação feita pelo médico de plantão na base de Marília – que ao receber a solicitação e avaliar o tipo de atendimento, irá repassá-la para a base da equipe de Pompeia com todas as informações obtidas. Este protocolo é existente em todos os municípios que possuem a atuação do Samu.

Após receber todas as informações da base reguladora de Marília, a equipe de Pompeia se desloca até o local informado – importante ressaltar que após repassada a ocorrência para a equipe do município, o tempo médio de atendimento da saída da base até o local gira em torno de quatro a cinco minutos (ocorrência dentro da cidade), tempo importantíssimo que deve sempre ser cumprido e trabalhado, sendo por sua vez até expressivo.

A referência de atendimento de Pompeia é a Santa Casa. A equipe não pode realizar transferência para outras cidades e não pode encaminhar pacientes para Unidades de Saúde, Centros de Especialidades, Caps, dentre outros. O Samu é um serviço de urgência e emergência.