Desde 2014, mais de 57000 artigos.
,/2021

Reconhecimento e valorização acadêmica

Coluna
28 de abril de 2021

Recentemente, foi publicado pelo Ministério da Educação as avaliações das Instituições de Ensino Superior do Brasil e mais uma vez a Unimar é destaque, levando o nome da nossa cidade e da nossa região.

Este não é o trabalho de um ano, mas sim o resultado de esforço e dedicação para a mantença da excelência do ensino superior de toda uma vida: a vida de uma Universidade, que completa seus 65 anos de maneira muito especial, sendo premiada com este reconhecimento e valorização do governo.

Registro nossos mais sinceros agradecimentos à comunidade que definitivamente reconhece o valor da Unimar, aos nossos mais de 120 mil egressos entre graduação e pós-graduação, aos nossos alunos que vivem o dia a dia na Universidade, aos nossos queridos professores, colaboradores e a todos que compõem o time Unimar.

Essa comemoração, contudo, não nos impede de assumir novos desafios, pois, afinal, a pandemia de Covid-19 fez com que a Universidade de Marília reafirmasse o seu importante protagonismo na área da saúde.

Nesse sentido, merecem destaque os alunos que participam do Programa “Brasil conta comigo”, bem como todos os alunos, professores e profissionais dos diversos cursos da Unimar, que estão trabalhando incansavelmente em outros projetos e programas, como campanhas de orientação e conscientização, barreira sanitária, etc.

Ao lado deles, não podemos esquecer dos nossos pesquisadores que se empenharam no ano pandêmico na busca da ciência e da tecnologia.

Este ano devemos valorizar ainda mais nossos professores, os quais se reinventaram com a finalidade de manter acesa a chama da educação superior em Marília. As luzes da Unimar não apagaram um dia sequer e a sociedade, que sempre contou conosco, pode contar ainda mais.

Entendemos que é responsabilidade da Universidade assumir esse protagonismo em tempos difíceis, permitindo que a formação do profissional da Unimar seja marcada por resiliência, atitude e persistência. Não desistimos um dia sequer!

Os últimos finais de semana da Unimar foram ainda mais especiais, pois estamos contribuindo, junto com a Prefeitura Municipal de Marília, na Campanha de Imunização da nossa população e esse trabalho, realizado com muita dedicação e com um olhar atento aos detalhes, tem feito com que a Unimar receba um grande reconhecimento e carinho da população. Sentimo-nos honrados em fazer parte deste momento histórico da nossa cidade, que tem levado esperança de dias melhores às nossas famílias.

Sabemos que os desafios da pandemia são muitos e, infelizmente, não se encerrarão com a vacinação da população. Nesse sentido, a comunidade acadêmica tem se preparado para o pós-Covid, com programas e projetos que pretendem continuar atendendo com excelência os sobreviventes da Covid que, eventualmente, venham a apresentar alguma sequela.

Essa é a vida na Unimar. O trabalho é muito e, como fruto dele, muitas são as conquistas. Mas cada uma delas traz novos desafios, sempre na busca de promover educação de qualidade, respeitando o tripé acadêmico do ensino, pesquisa e extensão, mas incluindo, no caso da Unimar, um quarto elemento: a responsabilidade social. Assim, aqui adotamos um quadripé acadêmico.

Vamos juntos superar os novos desafios?