MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Colunas
qui. 30 set. 2021

O escritor proibido teria discursado em Marília?

por Ramon Franco

Digamos, que, Orígenes Lessa não foi em suas longevas vida e carreira literária assim, tão proibido. “O escritor proibido” é o título de seu primeiro livro que, por sinal, foi publicado há mais de 90 anos. Saiu exatamente no ano em que Marília se tornou município, em 1929.

Lessa nasceu, praticamente na nossa região, em Lençóis Paulista, pertinho de Bauru. Quando estava ali com seus três anos ou mais, a família migrou para o Maranhão. É, por força do talento e imensidão literária de Orígenes Lessa, que Lençóis Paulista se tornou conhecida como Cidade do Livro.

Nos anos de 1980, me parece, houve um movimento na cidade para, digamos, repatriar Orígenes. O escritor, já consolidado como imortal da Academia Brasileira de Letras e uma das grandes mentes do pensamento brasileiro – com atuação diversificada no Jornalismo, na Publicidade e na Literatura – vivia no Rio de Janeiro.

Recordo que, certa vez, conversei com um jornalista que, quando criança, conheceu Orígenes. Lessa teve uma produção diversificada, inclusive escrevendo para o público infantil. Algo realmente muito especial na lavra de um autor. Escrever para criança é muito difícil. José Saramago se arriscou pouco neste campo, mesmo ele sendo um Nobel: “A maior flor do mundo” e “O lagarto”, apenas.

Este jornalista que me revelou ter estado pessoalmente na casa de Orígenes Lessa, no Rio de Janeiro, achava que ele fora escritor só de crianças. Isso porque ele havia lido uma história infantil do autor de Lençóis Paulista sobre algo que acontecera no mundo do alfabeto, se não me engano.

Conheci Orígenes Lessa pelo “O feijão e o sonho”. Mas, depois, descobri que na Biblioteca de Marília havia um exemplar da primeira edição de “O escritor proibido”. Por sinal, a grafia de proibido era ainda das antigas: prohibido.

Li os contos que formavam esta primeira fase de Lessa e não tive como não ficar atraído pelas palavras e pela ficção praticada por ele. “Garçom, garçonnete e garçonniere”, conto de 1930, está entre os meus contos preferidos. Outra narrativa curta marcante de Lessa é uma história baseada na vida do pai dele.

Hoje muito se fala em autoficção, algo que, a grosso modo, pode-se dizer de um misto de relembrar coisas da nossa vida com muitas pitadas de ficção. A prática é do ser humano e não exclusiva da Literatura, pois quem conta um conto, geralmente, aumenta um ponto. E se tratando da própria história, muitas vezes o narrador adequa o discurso ao momento e a plateia.

Outro dia um historiador me contou que o então presidente Jânio Quadros, quando se dirigia aos trabalhadores usava um tom e uma fala, mas ao discursar para os industriais e empresários, o jeito era outro. Também costumava pedir para que alguém o segurasse pelo braço quando saía do carro. Perguntado o motivo, Quadros teria revelado que era para dar a impressão de que estaria com vertigens e assim ganharia a empatia do público.

Mas, voltemos ao Lessa. Neste conto, de autoficção, Orígenes detalha um pouco da lida de seu pai, grande pastor evangélico. Ainda não obtive esta confirmação, mas estou à procura da confirmação de que Lessa teria feito um discurso aqui em Marília numa homenagem ao seu pai, o presbiteriano Vicente Themudo Lessa. Caso alguém saiba algo sobre esta passagem do escritor proibido por aqui e queira compartilhar comigo, ficaria muito agradecido em ouvir a história.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Família procura pintor desaparecido em Marília após mensagem ‘estranha’ por celular
  • 2
    Falha na rede elétrica deve afetar abastecimento de água em Marília nesta sexta
  • 3
    Protético é preso após arrombar loja e furtar bijuterias na região central
  • 4
    Ex-servidor do sistema prisional é preso com arma após ameaças à companheira

Escolhas do editor

RODOVIAS
Triunfo cobra pedágio, mas rejeita culpa por alagamentos na BR-153Triunfo cobra pedágio, mas rejeita culpa por alagamentos na BR-153
Triunfo cobra pedágio, mas rejeita culpa por alagamentos na BR-153
CRUELDADE
Novas provas agravam caso de gato queimado em condomínio de GarçaNovas provas agravam caso de gato queimado em condomínio de Garça
Novas provas agravam caso de gato queimado em condomínio de Garça
HOMICÍDIO
MP pede júri popular para irmãos que mataram empresário a marretadasMP pede júri popular para irmãos que mataram empresário a marretadas
MP pede júri popular para irmãos que mataram empresário a marretadas
SEM FISCALIZAÇÕES
Apagão da ANP deixa postos de Marília sem fiscalização em 2026Apagão da ANP deixa postos de Marília sem fiscalização em 2026
Apagão da ANP deixa postos de Marília sem fiscalização em 2026

Últimas notícias

Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para sala especial na PF
Enem 2026: inscrições começam na segunda; provas serão em novembro 
“Vamos ver quem é quem”, diz Lula sobre redução da jornada de trabalho
Triunfo cobra pedágio, mas rejeita culpa por alagamentos na BR-153

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Thomé
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie