MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
ter. 03 mar. 2020

Protesto contra reforma da previdência suspende aulas

por Carlos Rodrigues

Escola Monsenhor Bicudo, na zona oeste de Marília, é uma das maiores da cidade e teve atendimento parcial (Foto: Divulgação)

A maioria das escolas estaduais de Marília está sem aulas nesta terça-feira (3), devido a paralisação dos professores, em protesto contra a Reforma da Previdência dos servidores públicos do Estado. A previsão é que nesta quarta-feira a situação já seja normalizada.

Em São Paulo, durante votação tumultuada na Assembleia Legislativa, nesta manhã, o texto da reforma proposta pelo governador João Dória (PSDB) foi aprovado com os votos de 57 deputados. Houve quebra-quebra e confusão, com manifestantes feridos.

O Marília Notícia entrou em contato com 15 das 37 escolas do governo do estado instaladas na cidade. Apenas algumas que mantém ensino integral relataram normalidade.

Apesar da ausência dos professores, servidores administrativos compareceram ao trabalho normalmente. Portões ficaram abertos na maioria dos estabelecimentos.

“As escolas não fecharam. O problema é que tem poucos professores, então estamos juntando algumas salas. Aluno que veio, teve aula. Aqui pelo menos ninguém precisou voltar para casa”, disse uma funcionária, em uma das escolas ouvidas pelo site.

Outra categoria que também fez protesto em relação a reforma foram os servidores do Poder Judiciário. “Saíram lá fora e fizeram uma foto, hoje cedo, mas foi rapidinho. Uns dez minutos depois, estava todo mundo no posto de trabalho”, disse fonte do Fórum à reportagem do MN.

No sindicato dos professores de Marília, que também ficou apenas com funcionários administrativos nesta terça-feira – sindicalistas foram à Capital protestar – uma atendente disse que a previsão para esta quarta é “normalidade” nas escolas.

“A adesão foi grande sim. Teve até diretor de escola que fechou e aderiu à paralisação”, disse. Ela admitiu, porém, que as manifestações ficaram mais restritas aos profissionais do magistério, embora a reforma tenha impacto para todos os servidores públicos do Estado.

Idade mínima

No caso dos professores, que tiveram mantida a aposentadoria especial, a principal queda de braço foi para evitar o aumento da idade mínima.

Pelo texto aprovado, os professores terão que trabalhar até os 62 anos e as professoras até os 57. Antes, eles podiam se aposentar com 55 e elas com 50, ambos contribuindo por pelo menos 25 anos para a previdência.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
  • 2
    Veículo é totalmente destruído em incêndio na SP-294 em Marília
  • 3
    Relato envolvendo criança de três anos é investigado em Marília
  • 4
    Polícia Civil identifica vítima de acidente na SP-294 em Vera Cruz

Escolhas do editor

VACÂNCIA
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em MaríliaDecreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Decreto prevê extinção de quase dois mil cargos no HC em Marília
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de descontoMês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
Mês do Consumidor na Azul Viagens Marília tem pacotes com até 30% de desconto
CHUVAS
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do EstadoApós decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
Após decreto de emergência, prefeito busca apoio do Estado
ZONA RURAL
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estruturaPonte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura
Ponte de acesso a Dirceu é interditada após chuvas danificarem estrutura

Últimas notícias

Idoso fica gravemente ferido após ser atropelado por ônibus em Marília
Petrobras reajusta preço do diesel em R$ 0,38 por litro nas distribuidoras
EUA investigam 60 países por omissão no combate ao trabalho escravo
Homem é preso após atacar mãe e padrasto com golpes de faca na zona sul

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie