MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sex. 18 abr. 2025
MEDICINA

Professor Rodrigo Galhardi Gasparini é convidado para preceptoria em Harvard

Gastroenterologista de Marília apresentou caso clínico complexo em mesa-redonda com especialistas internacionais.
por Alcyr Netto
Rodrigo Galhardi Gasparini é gastroenterologista com atuação destacada em Marília (Foto: Arquivo Pessoal)

O professor doutor Rodrigo Galhardi Gasparini, gastroenterologista com atuação destacada em Marília e especialista em Doenças Inflamatórias Intestinais (DII) – como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa –, foi recentemente convidado a participar de uma preceptoria acadêmica na renomada Harvard Medical School, em Boston, nos Estados Unidos. A atividade ocorreu sob coordenação do doutor Adam S. Cheifetz, diretor do Center for Inflammatory Bowel Disease do Beth Israel Deaconess Medical Center e professor de medicina na própria Harvard.

Durante sua estadia, Gasparini apresentou um caso clínico de alta complexidade em uma roundtable multidisciplinar, voltada à discussão de situações clínicas desafiadoras relacionadas às doenças inflamatórias intestinais.

O caso foi debatido com a presença de grandes nomes da gastroenterologia internacional, incluindo os doutores Joseph Feuerstein, Kostas Papamichail, Martin Smith, Lores Rabinowitz, entre outros membros do corpo clínico e docente da instituição.

Rodrigo Gasparini durante apresentação nos Estados Unidos (Foto: Arquivo Pessoal)

A mesa-redonda representou uma oportunidade singular de integração científica e atualização sobre os mais recentes avanços terapêuticos na abordagem de pacientes com doença de Crohn e retocolite ulcerativa, especialmente em contextos refratários ou de difícil manejo. A apresentação do médico brasileiro foi amplamente elogiada pelo rigor clínico, clareza expositiva e relevância terapêutica do caso compartilhado.

“Participar de uma preceptoria na Harvard Medical School e poder contribuir com um caso clínico de alta complexidade em um ambiente de excelência acadêmica foi uma honra imensurável. A troca de experiências com profissionais de renome mundial reforça o valor do conhecimento clínico brasileiro e o quanto temos a contribuir nos cenários internacionais”, afirmou o doutor Rodrigo Gasparini.

Rodrigo Galhardi Gasparini na Harvard Medical School (Foto: Arquivo Pessoal)

Localizado no Beth Israel Deaconess Medical Center, hospital afiliado à Harvard Medical School, o Center for Inflammatory Bowel Disease é um dos mais respeitados centros mundiais dedicados ao tratamento, pesquisa e ensino em DII, com corpo clínico altamente qualificado, que promove atividades regulares de educação médica, discussão de casos clínicos complexos e desenvolvimento de protocolos terapêuticos de vanguarda.

Já a preceptoria incluiu ainda atividades com residentes e fellows da instituição, bem como discussões sobre práticas baseadas em evidências, decisões terapêuticas em casos avançados, e estratégias personalizadas de cuidado em DII. O convite ao médico brasileiro reafirma o reconhecimento internacional do trabalho desenvolvido por especialistas da América Latina na área de gastroenterologia.

Rodrigo Galhardi Gasparini é formado em medicina pela Unimar e possui doutorado pela Unesp (Foto: Arquivo Pessoal)

RODRIGO GALHARDI GASPARINI

O professor doutor e gastroenterologista, Rodrigo Galhardi Gasparini é formado em medicina pela Universidade de Marília (Unimar), possui doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Botucatu) e atua em Marília, onde combina prática clínica com atividades de pesquisa.

Ele ainda é palestrante frequente em eventos voltados ao estudo das Doenças Inflamatórias Intestinais e participa ativamente de estudos multicêntricos voltados à inovação terapêutica em DII.

Rodrigo Galhardi Gasparini apresentou caso clínico complexo em mesa-redonda com especialistas internacionais (Foto: Arquivo Pessoal)
Faça parte de nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de matar mulher a tiros no Parque dos Ipês vai a júri, decide a Justiça
  • 2
    Jovem sem habilitação é detido após perseguição em alta velocidade na zona sul
  • 3
    A força das mulheres que sobrevivem à ausência dos filhos no Dia das Mães
  • 4
    Atleta de Marília perde R$ 7,1 mil em golpe da falsa central bancária

Escolhas do editor

ESTACIONAMENTO ROTATIVO
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MPCobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Cobranças indevidas na zona azul podem ser levadas ao MP
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliárioMoob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
Moob Residence antecipa etapas da obra e reforça seu destaque no mercado imobiliário
SECRETARIAS
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em MaríliaSaúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
Saúde tenta ampliar oferta de biópsia de próstata após fila em Marília
GOVERNO FEDERAL
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidadeAGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade
AGU procura imóvel em Marília para possível instalação de unidade

Últimas notícias

Atuação de Danilo garante avanços e mais cuidado a portadores de doenças raras
A força das mulheres que sobrevivem à ausência dos filhos no Dia das Mães
Acusado de matar jovem com tiro na cabeça em chácara terá julgamento em Marília
Dia das Mães é celebrado por parlamentares com políticas públicas para mulheres

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie