MN Logo

12 anos. Mais de 103 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
+ Notícias
sáb. 17 jan. 2026
SAÚDE

Prefeitura intensifica combate à dengue em três regiões de Marília

Bloqueio de criadouros mobiliza 21 profissionais neste sábado.
por Ramon Barbosa Franco
Operação ocorre em bairros atendidos pelas unidades Nova Marília, Renata e Lácio (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Marília intensificou, neste sábado (17), as ações de combate à dengue em três regiões da cidade, com a realização do Bloqueio de Controle de Criadouros (BCC). Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, os trabalhos começaram às 8h30 e envolveram 21 profissionais nas áreas de abrangência das unidades de saúde Nova Marília, Jardim Renata e Lácio.

De acordo com a prefeitura, as ações ocorreram nas regiões do Nova Marília, na zona sul, do Jardim Renata, na zona norte, e de lácio, na zona leste. Participaram da operação supervisores de saúde, agentes de controle de endemias e agentes comunitários de saúde, com foco na eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A Secretaria Municipal da Saúde informou que Marília registra, até o momento, três casos confirmados de dengue em 2026, sendo um no bairro Nova Marília, um no Jardim Colibri, na zona leste, e um no Jardim Renata. Houve ainda um caso positivo na área da Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto Cafezal, na zona oeste, contabilizado nos dados de 2025 por integrar a Semana Epidemiológica 53, entre 28 de dezembro de 2025 e 3 de janeiro de 2026. Segundo a pasta, essa região recebeu nebulização costal ao longo desta semana.

Bloqueio de criadouros mobiliza 21 profissionais neste sábado (Foto: Divulgação)

“Oficialmente temos três casos em 2026 até a Semana Epidemiológica 02, que termina neste sábado, dia 17. Porém, o trabalho de combate à dengue é contínuo e pedimos que a população seja a nossa grande parceira, autorizando a entrada dos agentes de saúde. Além disso, é fundamental que o morador também faça a sua parte, realizando uma vistoria semanal no seu imóvel, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água. Desta forma, as ações de combate tornam-se cada vez mais eficazes”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.

A prefeitura também destacou a realização do primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (Liraa) de 2026, iniciado na segunda-feira (12) e com conclusão prevista para a próxima semana. Segundo a Secretaria da Saúde, o levantamento envolve 130 agentes comunitários, de controle de endemias e de zoonoses, com inspeções em 535 quarteirões de todas as regiões da cidade.

O Liraa, conforme explicou o município, é um método que identifica focos do Aedes aegypti por meio da inspeção de imóveis e da coleta de larvas em recipientes com água parada, permitindo o cálculo do Índice Predial e do Índice Breteau. A supervisora da Divisão de Zoonoses, Talita Rodrigues, afirmou que o trabalho segue dentro da normalidade. “Está correndo tudo normal e acredito que será finalizado nos próximos dias, pois são trabalhados mais de 500 quarteirões. E até o final do mês já teremos o resultado”, disse.

Com base nos dados do Liraa, é calculado o Índice de Infestação Predial (IIP), utilizado para classificar o risco de surtos de dengue, zika e chikungunya. Segundo a Secretaria da Saúde, índices abaixo de 1% indicam situação satisfatória; de 1% a 3,9%, situação de alerta; e a partir de 4%, risco de surto.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Acusado de torturar menores em clínica da região morre baleado pela PM
  • 2
    Mulher fica ferida e homem acaba preso por violência doméstica na zona norte
  • 3
    PAT Marília reabre na quarta-feira com salários que chegam a R$ 5,2 mil
  • 4
    Abordagens avançam e três ficam presos por tráfico no fim de semana

Escolhas do editor

MEMÓRIA
De estrada de terra a eixo estratégico: a evolução da avenida TiradentesDe estrada de terra a eixo estratégico: a evolução da avenida Tiradentes
De estrada de terra a eixo estratégico: a evolução da avenida Tiradentes
HOMICÍDIO TENTADO
Foragido há cinco meses, policial penal segue sem receber saláriosForagido há cinco meses, policial penal segue sem receber salários
Foragido há cinco meses, policial penal segue sem receber salários
TRÂNSITO
Mais de 2,6 mil renovam CNH de forma automática em MaríliaMais de 2,6 mil renovam CNH de forma automática em Marília
Mais de 2,6 mil renovam CNH de forma automática em Marília
ENTREGA DE CHAVES
Antecipação e lazer completo marcam entrega do Reserva Mirali em MaríliaAntecipação e lazer completo marcam entrega do Reserva Mirali em Marília
Antecipação e lazer completo marcam entrega do Reserva Mirali em Marília

Últimas notícias

De estrada de terra a eixo estratégico: a evolução da avenida Tiradentes
Referência do Senac, Takashi Sonoda morre aos 66 anos em Marília
Lucas Dantas confirma pré-candidatura ao cargo de deputado federal por Marília
Operação Cata-Treco atende Avencas e recolhe materiais entre 22 e 24 de abril

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fabiano Del Masso
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie