Prefeitura inicia entrega de kits aos alunos da rede municipal
A Prefeitura de Marília deu início nesta semana à entrega dos kits escolares para aproximadamente 17 mil alunos da rede municipal de ensino, do Nível II (de 1 ano e 6 meses a 1 ano e 10 meses de idade) até o 5º ano do ensino fundamental (10 anos de idade).
Os kits escolares estão sendo entregues aos pais ou responsáveis, que estão participando de reuniões individuais com cada professor.
“A educação municipal de Marília é referência no estado e no país. A gente não mede esforços para que continue assim e o objetivo é estar melhorando sempre, oferecendo o que há de melhor ao aluno da rede municipal. Os kits já estão sendo entregues e os pais podem ter a certeza que os filhos terão as melhores condições, com toda a segurança, para que possam desenvolver suas atividades”, disse o prefeito Daniel Alonso (PSDB).
O secretário municipal da Educação, Helter Bochi, destacou que, pela primeira vez na história da educação do município, os alunos estão recebendo uma caixa de lápis de cor com 24 cores.
“Isso é inédito na rede municipal de Marília e estamos atendendo um pedido do prefeito Daniel , aprimorando o kit escolar, proporcionando que o aluno da rede tenha acesso aos melhores materiais e atendimento possível. As famílias estão muito satisfeitas com a entrega desse kit”, disse.
Confira os itens que fazem parte do kit escolar, por faixa etária:
- Nível II (de 1 ano e 6 meses a 1 ano e 10 meses) e Maternal 1 (2 anos de idade) – 1 giz de cera grosso e 1 tinta guache com 6 cores.
- Maternal 2 (3 anos de idade) – 1 caderno de cartografia, 1 giz de cera grosso e 1 tinta guache com 6 cores.
- Infantil 1 e 2 (4 e 5 anos de idade) – 1 caderno de cartografia, 2 cadernos brochurão, 1 canetinha hidrográfica, 1 tesoura sem ponta, 2 lápis preto, 1 borracha, 1 apontador, 1 tinta guache com 6 cores e 1 caixa de lápis de cor com 24 cores.
- 1º Ano (6 anos de idade) – 1 caderno de cartografia, 5 cadernos brochurão, 1 caixa de lápis de cor com 24 cores, 1 conjunto de canetinha hidrográfica, 1 tesoura sem ponta, 6 lápis preto, 1 borracha, 1 apontador e 1 régua.
- 2º e 3º Anos (7 e 8 anos de idade) – 1 caderno de cartografia, 5 cadernos brochurão, 1 caixa de lápis de cor com 24 cores, 1 conjunto de canetinha hidrográfica, 1 tesoura sem ponta, 6 lápis preto, 1 borracha, 1 apontador, 1 caderno de caligrafia e 1 régua.
- 4º e 5º Anos (9 e 10 anos de idade) – 1 caderno de cartografia, 5 cadernos brochurão, 1 caixa de lápis de cor com 24 cores, 1 conjunto de canetinha hidrográfica, 1 tesoura sem ponta, 6 lápis preto, 1 borracha, 1 apontador, 1 caderno de caligrafia, 1 régua, 2 canetas azuis e 1 caneta marca texto.
Reunião com os pais
Após o retorno do ensino online na última quinta-feira (4), está sendo promovida durante esta semana (de 8 a 12 de fevereiro) reunião individualizada com os pais de alunos.
Os objetivos desses encontros, que acontecem com horários agendados, são para que os pais possam conhecer o professor dos seus filhos, compreender como funcionará o ensino híbrido e responder a uma consulta para saber se irão enviar ou não os filhos às escolas para quando recomeçarem as aulas presenciais, o que está previsto inicialmente para o dia 1º de março.
A escola tem entrado em contato com os pais para agendar o horário para essa reunião com o professor e a Secretaria Municipal da Educação solicita que, aqueles que alteraram o número do telefone, atualizem o novo número junto à unidade escolar para que possa ser contatado pela escola.
“Durante três horas diariamente serão feitos os atendimentos aos pais, com horários agendados, esclarecendo sobre o ensino híbrido, formas de rodízio, e solicitando aos pais que assinem um termo de responsabilidade onde optarão pela atividade presencial ou remota”, afirmou Helter Bochi.
Além disso, no encontro os pais são orientados sobre as medidas de segurança que deverão ser tomadas em casa e também sobre as que serão adotadas pela escola.
O cronograma de retorno, de forma coordenada com as autoridades da área da saúde, foi elaborado considerando as normativas do Plano São Paulo.
“Neste sentido, Marília optou por um ensino híbrido, que combina o uso da tecnologia digital e atividades impressas não presenciais (ensino remoto) com as interações presenciais, sendo que o ensino presencial é preparado com número reduzido de horas por turno, organizando-o por meio de agendamentos e revezamento de alunos”, disse o secretário.