Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Prefeitura entra em campanha contra o Câncer de Mama

Cidade
26 de setembro de 2014

breastfeedingEngajada no movimento internacional de combate ao Câncer de Mama e conscientização sobre a doença, a Prefeitura de Marília está preparando uma extensa programação para o movimento, denominado: Outubro Rosa.

A abertura acontecerá já no dia 1º, às 10 horas, com o lançamento da programação no auditório do gabinete com a participação do prefeito Vinicius Camarinha. No mesmo dia, às 19h30, na Casa dos Médicos (APM), haverá uma programação cultural com vernissage com fotos dos pacientes e integrantes do Grupo Amigos do COM, apresentação de coral, tango e palestra do médico Léo Pastori.

“Marília não poderia ficar de fora de uma mobilização internacional e de extrema importância, na verdade, um alerta para todas as mulheres pelo autoexame das mamas, um gesto simples que pode detectar precocemente o câncer. Para isso, a programação discutirá o assunto através da cultura, de eventos nas industrias, panfletagem em pontos estratégicos da cidade, de grande circulação popular”, afirmou a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Mariela Ribeiro Nunes Cardoso.

“Durante o mês de outubro o Paço Municipal e a Biblioteca, árvores e bandeiras estarão iluminados com a cor rosa, as funcionárias da Prefeitura vestirão a camiseta com laço rosa dois dias da semana, os funcionários usarão laço rosa, panfletagem no Terminal Rodoviário Urbano, folhetos informativos no interior dos ônibus urbanos, motoristas e cobradores de ônibus usarão o laço rosa, haverá frases alusivas à campanha impressas nos demonstrativos de pagamento do mês de Outubro e também nas contas de água, faixas informativas, além de outras ações coletivas”.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o de mama é segundo tipo mais frequente no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.