Desde 2014, mais de 71000 artigos.
,/2022

Operação passa atender morador de rua em Marília

Cidade
06 de maio de 2022

Casa Cidadã é aberta para acolhimento nos dias de frio intenso (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

O prefeito Daniel Alonso (PSDB) está lançando a “Operação Inverno”, que tem por objetivo atender aos moradores de ruas, especialmente nestes dias de temperaturas muito baixas.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está realizando um trabalho de busca e orientação de moradores em situação de rua, através das equipes de abordagem social, que ainda não foram para os abrigos oferecidos pelo Poder Público municipal, para que aceitem a ajuda para se protegerem do frio, principalmente nas madrugadas.

A equipe de abordagem está trabalhando diariamente em busca dessa população, sendo que aquelas pessoas que concordarem são encaminhadas à Casa Cidadã e ao Centro Pop, onde recebem todo atendimento e proteção. Já aquelas que, por algum motivo preferem ficar nas ruas, recebem cobertores para se protegerem do frio.

Prefeito Daniel visita dispensa de unidade (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

A Casa Cidadã, que fica na rua Paraíba, 674, no bairro Banzato, zona Leste da cidade, funciona todos os dias das 18h às 7h, tem 50 vagas e disponibiliza banho, jantar, pouso e café da manhã. A partir da próxima segunda-feira (9), unidade vai abrir a partir das 17h para receber essas pessoas.

Já o Centro Pop, localizado ao lado do Camelódromo, na região central da cidade, funciona das 8h às 17h, fornecendo orientações, kits de higiene pessoal, lavagem de roupas e vale para almoço no Bom Prato.

“Marília sempre foi uma cidade solidária e a nossa gestão prioriza o atendimento e acolhimento às pessoas que mais precisam. Pedimos que as pessoas que estão nas ruas e, consequentemente passam a correr riscos em razão da baixa temperatura, para que aceitem ir à Casa Cidadã, onde ficarão protegidos e receberão todos os cuidados necessários. E durante o dia temos o Centro Pop, onde poderão permanecer, ficando protegidos do frio”, destaca Alonso.

Cama e cobertores são oferecidos (Foto: Mauro Abreu/Prefeitura de Marília)

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Wania Lombardi, lembra que todas as pessoas em situação de rua são abordadas diariamente pelas equipes de abordagem.

“Temos uma grande preocupação com essa população mais vulnerável, principalmente nesse período de temperaturas baixas. Por isso reforçamos a orientação para que aceitem ir para os abrigos, onde receberão todo o atendimento necessário”, afirma a secretária.

As equipes de Abordagem Social podem ser acionadas pelos telefones (14) 9 8111-8291 [clique aqui para iniciar uma conversa] ou (14) 9 8111-7920 [clique aqui para iniciar uma conversa], de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; aos sábados, das 7h às 14h; e aos domingos, das 8h às 12h.