Prefeito anuncia novas medidas para saúde e educação durante reunião de secretariado

A Prefeitura de Marília reuniu o secretariado municipal na manhã desta quinta-feira (13) para avaliar as ações realizadas pelas secretarias em julho e alinhar o planejamento estratégico da gestão. O encontro foi a sexta reunião de secretariado de 2026 e a 16ª desde o início da administração do prefeito Vinicius Camarinha.
Segundo o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), as reuniões mensais são utilizadas para definir planos e metas e integrar as ações das diferentes secretarias. “Nossa reunião mensal serve para reorganização da gestão para darmos mais eficiência ao governo municipal. É neste momento que elaboramos planos e metas com o time integrado e envolvido nas ações de todas as secretarias”, explicou.
Durante o encontro, o prefeito também destacou a nota 7,1 obtida pela rede municipal de ensino no Ideb 2025. Segundo a administração, o resultado colocou Marília entre as redes municipais com melhor desempenho no país.
“Abraçamos uma educação que estava desmotivada e trabalhamos a inclusão das crianças que estavam sem espaço. E o resultado chegou, porque quem planta colhe, e estamos colhendo.”

A secretária da Educação, Rosemeire Frazon, também destacou o resultado do Ideb e afirmou que a pontuação é igual à média nacional das escolas particulares. Ela atribuiu parte do resultado aos investimentos realizados pela Prefeitura.
Rosemeire Frazon anunciou ainda que o cardápio escolar será ampliado no fim de agosto, com a inclusão de esfirras e enrolado de presunto e queijo.
Saúde
A secretária da Saúde, Paloma Libanio, informou que três unidades de saúde devem passar a oferecer atendimento até as 22h pelo programa Melhor Horário. A previsão é que a ampliação ocorra em setembro nas unidades Castelo Branco, Chico Mendes e Maracá.
“Estamos com as equipes em treinamento para que o Melhor Horário seja estendido em setembro as unidades Castelo Branco, Chico Mendes e Maracá.”
Administração
Na área administrativa, o secretário adjunto José Carlos da Silva informou que está em reforma o sexto andar do Paço Municipal, onde será instalado um refeitório destinado aos cerca de 200 servidores que trabalham no prédio central.
Segundo o secretário adjunto, também foi concluída uma nova licitação para a aquisição de cestas básicas destinadas aos servidores municipais.
José Carlos afirmou ainda que a lei do Descongela permitiu o atendimento de direitos de cerca de três mil servidores municipais ativos no início do ano. Após a conclusão dos recálculos pela Administração, outros 500 aposentados também deverão ser beneficiados.
Participação de convidados
Após as apresentações dos secretários, representantes da sociedade civil participaram da reunião.
A diretora-geral da Unesp de Marília, professora doutora Ana Clara Bortoleto Nery, destacou as parcerias da universidade com a Prefeitura, especialmente na área da saúde.
O presidente da Câmara, vereador Danilo Bigeschi (PSDB), também avaliou a atuação da administração municipal. “Quem foi vereador em outras gestões sabe a dificuldade que foi, com problemas de toda ordem toda semana, com cobrança da população. Agora, vivemos o contrário: com as conquistas que temos tido, as melhorias se destacam muito mais.”
A primeira-dama, Tássia Camarinha, também falou sobre a atuação da equipe de governo. “Essa equipe move uma cidade e muda a vida das pessoas. E esse é só o começo de uma grande transformação na cidade.”